De pai para filho, de amigo para amigo... Mantendo a tradição sem descuidar da renovação, os marmanjos do Bloco das Fraldas mais uma vez arrastaram uma multidão pelas ruas do Centro de Porto Seguro. Com muita alegria e embalados pela afinadíssima e empolgante Charanga 2 de Julho, ninguém ficou parado no circuito do Carnaval na noite de sexta, 17/02. A fantasia é simples, mas tem muita história pra contar. São 45 carnavais com chupetas, mamadeiras, babador e fraldas.
Em dezembro de 1975, alguns amigos “chegantes” na cidade e outros nativos fundaram o bloco Unidos do Pacatá. Na sede na casa de seu Manoel Espanhol, o grupo organizou o primeiro desfile e, desde então, é presença constante no Carnaval de Porto Seguro.
“O bloco tem regras simples de convivência e um pacto é que a adesão de novos foliões só pode ser realizada pela indicação de outro integrante. O novo folião se torna ‘filho’ e isso se popularizou com apelidos que acabaram sobrepondo ao nome original”, conta o advogado Cristiano Senna, um dos diretores.
Por muitos anos, os foliões Nilson Alves da Gama e Carlos Antonio Silva, o ‘Kojack’, assumiram o papel de ‘pais’, quando o bloco ficou conhecido como Filhos do Kojack, mas também sempre foi chamado de Bloco das Fraldas, nome que prevalece hoje.
Cristiano explica que “o bloco tem como essência simplesmente gerar algumas horas de lazer e confraternização ao maior número de pessoas possível e atravessa os anos proporcionando alegria a seus integrantes, familiares e toda a comunidade portosegurense”.
Mais do que apenas divertir, o bloco também tem seu lado social. A renda não utilizada no Carnaval é destinada a ações filantrópicas e a entidades locais. “Atualmente recebemos apoio financeiro de empresas e, em contrapartida oferecemos publicidade durante os desfiles e ao longo do ano”, reitera o advogado. Para participar, Cristiano explica que existe uma ‘lista’ e que o bloco não tem a intenção de crescer, por isso são disponibilizadas apenas 250 fraldas, sendo 230 para foliões e 20 para patrocinadores.
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Confira a programação dos blocos de rua do Carnaval de Porto Seguro
Onze blocos de rua fazem a folia em Santa Cruz Cabrália
Divulgadas as atrações do Carnaval oficial de Porto Seguro
O Bloquinho espera participação de 10 mil foliões
Em nome do samba, Suvaco do Cabral integra cultura, história e folia