O Carnaval é uma época crítica para os bancos de sangue em todo o Brasil. Além da falta de doadores, o grande número de acidentes, faz com que se utilize mais bolsas que o habitual também torna os estoques de sangue baixos. Para se ter uma ideia de números, dados da Operação Carnaval 2023, revelam que no ano passado, nos 75 mil quilômetros de malha federal, foram registrados 1.085 acidentes, sendo 269 considerados graves, onde 1.260 pessoas ficaram feridas e 73 morreram.
Como em todo o país, a Bahia e Costa do Descobrimento também enfrenta essa situação, pois além dos atendimentos a acidentes e cirurgias, as bolsas de sangue têm papel primordial no tratamento e manutenção de pacientes com doenças crônicas como Leucemia, Doença Falciforme (Anemia Falciforme ou Traço Falcêmico), Anemia Ferropriva que antecede cirurgia, alguns casos de Dengue Hemorrágica, Hemorragia Alta Digestiva, entre outras.
Para mobilizar voluntários à doação e garantir o estoque de sangue para a folia, a Hemoba lançou a campanha ‘A alegria do Carnaval tá no nosso sangue’, que conta com a presença da cantora e rainha do Axé Music, Daniela Mercury. Além dela, participam da campanha as candidatas que concorreram aos títulos de Rainha e Princesas do Carnaval de Salvador e os eleitos Rei Momo, Alan Cerqueira, e os guardiões, Aderbal Rodrigues e Deivison Andrade.
A campanha, segue até o fim do Carnaval e teve também a parceria da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), que mobilizou para a doação de sangue os atletas inscritos nas federações esportivas.
Doação
Para doar sangue, o candidato tem que estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente.
No dia da doação, o voluntário deve estar alimentado e não não pode estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento,
Agendamento
Para doar sangue é preciso estar em boas condições de saúde, estar alimentado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas e não ter fumado por, ao menos, 2 horas antes da coleta. O doador deve ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50 kilos. Para quem fez tatuagem é preciso aguardar 12 meses para realizar a doação. Ainda é realizada uma triagem clínica antes de começar a doar.
Além disso é preciso que tenha dormido por, no mínimo, seis horas na noite anterior. Também é recomendável que evite alimentos gordurosos nas últimas quatro horas anteriores ao procedimento. Na Costa do Descobrimento, o Hemocentro Regional de Eunápolis (Hemoba) é quem atende a demanda de 8 municípios da região.
O endereço para doações é Avenida Brilhante, s/nº, Pequi. Para doar é preciso apresentar um documento original com foto, como RG, CNH, Carteira de Trabalho ou Passaporte. Para evitar aglomerações, o Banco de sangue também realiza a coleta agendada através dos telefones (73) 3261-1845 e (73) 3281- 3260 ou e-mail horamarcada@hemoba.ba.gov.br.
Com informações e foto de Hemoba
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Adab realiza concurso público com 160 vagas
Verão Costa a Costa movimenta Arraial d'Ajuda
Ataque antissemita é denunciado em Porto Seguro via redes sociais
PMs do 8° Batalhão concluem cursos de aperfeiçoamento e especialização
Bahia é o estado com mais voos extras da Azul para o Carnaval