PMs do 8° Batalhão concluem cursos de aperfeiçoamento e especialização

No dia 3 de fevereiro, foi realizada a solenidade de conclusão do VII Curso de Patrulhamento Tático Móvel da Polícia Militar da Bahia, no Batalhão de Choque, em Salvador, que teve entre os formandos o Soldado PM Rogério de Jesus Santana, pertencente ao 8° Batalhão.

O patrulhamento tático móvel é uma vertente do policiamento que visa habilitar de formas técnica e tática os agentes da segurança pública, melhorando suas ações no terreno. O curso teve duração de 3 meses.

Aperfeiçoamento

A PMBA também realizou recentemente o Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos, que contou com a participação dos 1° sargentos Roberval Xavier Santos, Vitória Cristina Moreira, Ana Cléia Rodrigues Macedo, Ailma Marcelo Santos, Márcia Domingos dos Santos, Maria Vanuza dos Santos e Marcus Vagner de Jesus Cordier.

Sargento é uma graduação da Polícia Militar que configura um dos níveis da escala hierárquica. Aquele que detém esta graduação deve atuar, sobretudo, como um gestor da capacitação técnica e tática da tropa, e como tal, deve estar sempre em busca de aprimorar os seus próprios conhecimentos.

O Tenente Coronel PM Alexandre Costa, Comandante da Unidade parabenizou os sargentos. “Como diz a famosa frase: grandes poderes requerem grandes responsabilidades. Neste caso, não será diferente. A cada novo avanço galgado na carreira, maiores são as expectativas pela melhoria do serviço prestado. É o que a sociedade espera de nós", declarou.

Carnaval

Desde a noite de quinta-feira, 1 de fevereiro, teve início a Operação Carnaval 2024, na área do 8° BPM, já com a operação no principal circuito de Porto Seguro -  a Passarela da Cultura – e com a presença de grande público para os eventos momescos. Para  a supervisão e coordenação gerais do policiamento, foi escalado o Coronel PM Luís Alberto Baqueiro Paraíso Borges, Comandante da Região Extremo Sul, e o Tenente Coronel PM Alexandre Costa de Souza, Comandante do 8° Batalhão, respectivamente.

K9 Kira

Na manhã do dia 31 de janeiro, policiais militares do 8° Batalhão em atuação na ‘Operação Força Total’, na Orla Norte, avistaram uma movimentação estranha de cerca de cinco homens reunidos na areia da praia, aparentemente tentando se desvencilhar dos olhares da guarnição.

Com a aproximação dos policiais, o grupo dispersou rapidamente. Para verificar indícios de ilícitos, os militares optaram pelo emprego da K9 Kira, que sinalizou a existência de uma sacola, escondida próxima à vegetação, onde foi encontrado uma pequena quantidade de cocaína.

Ao retomarem o trajeto, a guarnição viu dois homens em fuga, nas ruas do bairro Vila Parracho. Novamente K9 Kira entrou em ação e encontrou uma bolsa com entorpecentes, que continha 75 porções pequenas de cocaína; 24 porções pequenas de maconha; e 45 porções pequenas de crack. Ninguém foi preso.

Confronto

Na noite de terça-feira, dia 30 de janeiro, após uma denúncia de que homens armados estariam escondidos, PMs do 8° Batalhão estiveram em uma área de vegetação, no distrito de Sapirara. Ao se depararem com 4 suspeitos, que passaram a efetuar disparos de arma de fogo contra os policiais, os agentes da lei revidaram a agressão, fazendo o grupo sair em fuga.

No entanto, ao averiguarem o local, encontraram um dos criminosos alvejado e mesmo co o pronto socorro prestado, não sobreviveu aos ferimentos e foi constatado o seu óbito no hospital.

Na ocorrência, além do revolver calibre 38, em posse do criminoso, foram encontrados 1 porção média de cocaína; 2 capas de colete balístico; 4 placas de colete balístico; 2 rádios transmissores; e 1 aparelho celular. 


Com informações e fotos do 8° BPM

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Concurso Nacional Unificado recebe inscrições até dia 9 de fevereiro

Cultura e religião: Iemanjá e São Brás tem festejos com grande público

SineBahia Porto Seguro oferece mais de 90 vagas de emprego

Pré-Carnaval: Bloco Siri de Mangue realiza cortejo em Cabrália

Bahia é quinto estado com mais admissão por carteira assinada no Brasil