Consulta a Banco Central sobre dinheiro esquecido já pode ser realizado no novo site

Desde segunda-feira, dia 14 de fevereiro, o novo site do Sistema Valores a Receber (SVR), plataforma do Banco Central (BC) para consultar possíveis valores esquecidos em bancos e instituições financeiras, começou a funcionar.

Neste primeiro momento, o BC apenas realiza o agendamento de consulta dos valores, que estarão liberados para transferência a partir do dia 7 de março. Pessoas físicas e jurídicas só conseguem realizar o agendamento se tiverem saldo.

A estimativa é de que haja cerca de R$ 8 bilhões de dinheiro esquecido, como recursos de conta-corrente ou poupança encerradas com saldo disponível.

 Novo Endereço

O novo endereço foi criado após o aumento da demanda de acesso ter provocado pane no portal do Banco Central, em 24 de janeiro deste ano, quando foi lançado o SRV, que possibilita que a população confira se tem dinheiro em contas encerradas com saldo disponível ou devido a tarifas cobradas indevidamente em operações de crédito, por exemplo.

Para fazer a consulta é preciso acessar o site (clique aqui), inserir o CPF ou CNPJ para saber se tem algum valor a receber. Caso não exista saldo, a mensagem ‘Atualmente você não tem saldo a receber’ e finaliza a consulta. Mas, caso tenha, a pessoa receberá uma data em que será possível saber o valor e retirar a quantia.

Para o acesso na data para transferência deverá ser feito com login e senha do Gov.br, domínio do governo federal. O grau necessário de autenticação, que inclui verificação facial ou confirmação de dados por open banking, por exemplo, deverá ser de nível prata ou ouro.Caso perca a data de resgate, é só fazer o processo de solicitação novamente, com outras datas que serão disponibilizadas pelo sistema.

Importante

É importante salientar, segundo o Banco Central, que o único site para consulta ao SVR e para solicitação de valores é o valoresareceber.bcb.gov.br e que o BC não envia links nem entra em contato com o cidadão para tratar sobre valores a receber ou para confirmar seus dados pessoais ou usa qualquer outro canal como e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram para informações.


Com informações do Banco Central. Imagens : Reprodução

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Passageiros reclamam da falta de troco em transporte público de Porto Seguro

Carnaval será sem trios nem blocos nas ruas de toda a Bahia

Regularização do Título de Eleitor pode ser feita até 4 de maio

Prefeitura estabelece novas normas para circulação de ônibus de turismo

Saque do abono salarial PIS/Pasep já pode ser realizado