O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) aderiu à resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), para o processo de validação e comprovação de fixação das placas Mercosul, por meio de biometria facial, melhorando, com tecnologia, a atuação do órgão.
Com a nova rotina, as Estampadoras de Placa de Identificação Veicular (EPIV), regulamentadas e credenciadas junto ao Detran-BA, deverão utilizar soluções tecnológicas para registro da entrega e fixação das placas, e ainda o recebimento de informações do proprietário e do veículo. A nova tecnologia já adotada pelas EPIVs integra os dados com o sistema do fabricante credenciado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
Validação
A identificação do proprietário do veículo ou do representante (mediante procuração com poderes específicos apresentada ao estampador) é realizada a partir da imagem de documento oficial aliada à biometria facial. Também haverá a validação eletrônica da regularidade do chassi. O geoposicionamento, també atesta o emplacamento em local autorizado.
Para realizar o processo tem início no Sac Digital, acessando aqui onde o cidadão agenda o local e a hora. As informações completas, desde a abertura do serviço, serão armazenadas no banco da Senatran, o que promove maior segurança contra fraudes e erros de identificação. Outra novidade recentemente anunciada pelo Detran é o primeiro emplacamento de veículo online, realizado desde março deste ano.
Com informações e foto: Detran BA
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Distrito de Vale Verde celebra os 247 anos de fé a São Miguel Arcanjo
Terravista recebe 2º Aberto Feminino de Golfe
Festival Caju de Leitores acontece em Caraíva
A criança de hoje será o adulto de amanhã!
Chamada Pública da Neoenergia Coelba seleciona projetos de Eficiência Energética