Chuvas castigam a região

Um temporal atinge desde ontem, 7 de dezembro, as cidades da região. Diversos pontos de alagamento foram registrados. Em cidades como Itamaraju e Jucuruçu, ruas, residências e estabelecimentos comerciais ficaram alagados e diversas pessoas estão desabrigadas. Além disso 2 crianças e um adulto morreram, após o desabamento do barraco, onde estavam com familiares em Itamaraju. A estrada entre a cidade e Itabela foi totalmente tomada pelas águas e um trecho desmoronou.

Em Teixeira de Freitas também houve registro de alagamentos e pessoas que tiveram que abandonar suas casas. A prefeitura do município disponibilizou prédios públicos para os desabrigados até que seja resolvida a situação.

Em Porto Seguro também houve pontos de alagamento em diversos bairros. Em Arraial d’Ajuda, no dia 7, o telhado de uma sorveteria no centro histórico cedeu. Ainda será realizada uma perícia para averiguar o que houve, mas uma das causas pode ter sido as chuvas e os fortes ventos no distrito. Ninguém ficou ferido. Já nesta quarta-feira (8), as chuvas alagaram diversos pontos, como as entradas que levam ao Alto do Villas e Vilas do Arraial, deixando os bairros ilhados e sem condições de trânsito. Outro ponto crítico é a Estrada da Balsa. Além do grande volume de água, populares informaram que um fio com descarga elétrica estaria caído no final da ladeira. A prefeitura de Porto Seguro inclusive disponibilizou contato direto com a Defesa Civil.

Já em Eunápolis, por voltas das 17h da última terça (7), a vidraça de um supermercado caiu de uma altura de aproximadamente três metros, atingindo um idoso no caixa. Uma equipe do Samu fez o atendimento no local, mas não há informações sobre o estado de saúde do atingido.

Previsão do tempo

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgou um alerta vermelho para as cidades de Teixeira de Freitas, Eunápolis, Jucuruçu e Porto Seguro. Estas regiões ficam em alerta para chuvas intensas e volumosas até quinta-feira (09). Há condições para acumulados entre 100 e 150 mm nestas áreas, podendo inclusiva passar de 200 mm em alguns pontos. Na sexta-feira (10), o risco de chuva mais intensa ainda se mantém para o Extremo Sul da Bahia.

O grande volume de chuva registrado na região são resultado do fenômeno La Niña, que pode gerar chuvas fortes e abundantes, aumento do fluxo do rio e inundações. Ainda há risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, queda de árvores, descargas elétricas, desabamentos, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário.


Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

WAM Hotéis realiza Famtour

Profissionais de A&B participam de evento no Eco Bahia

Bahia tem confirmado seis voos diretos da Argentina em janeiro

MTur e UFF realizam visita para validação do roteiro rural

Setur-BA e Coelba discutem reforço na rede elétrica em destinos turísticos