Detran-BA inspeciona empresas ligadas ao órgão

Em todo o Estado, equipes da Comissão Central de Fiscalização (CCF) do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) acompanham atividades das empresas credenciadas pela autarquia que realizam a prestação dos serviços de trânsito na Bahia.

Ao todo são quase 1.300 empresas fazem parte do credenciamento: CFCs (Centros de Formação de Condutores), clínicas médicas, ECV (vistoria eletrônica), EPIV (Estampagem de Placas de Identificação Veicular), desmontagem de veículos, regravação de chassis e Pátios.

 O objetivo da ação é coibir irregularidades no âmbito de cada credenciamento, previstas nas Resoluções e Portarias que regulamentam os serviços, além de prestar, in loco, orientações complementares sobre a qualidade no atendimento e no serviço prestado ao cidadão.

Fiscalização

O coordenador da CCF, Gustavo Carvalho, explica que diversos itens passarão pela fiscalização, como preços máximo e mínimo cobrados no ato da estampagem das placas de identificação veicular, a opção de cartão de crédito para pagamento nas clínicas ligadas à CNH, estrutura das empresas para o atendimento ao público, a regularização documental e utilização do duplo comando (freio-embreagem) nos veículos de aulas e provas práticas das autoescolas e a atuação das empresas de vistoria veicular. Segundo ele, a ação serve para a padronização e melhoraria no atendimento.

 Outro serviço que terá fiscalização será o de desmontagem de veículos e comercialização de partes, peças e acessórios automotivos, que segue a Portaria 045/2019 do Detran-BA. Quando encontradas irregularidades a autarquia notificará a credenciada para que, no prazo máximo de 15 dias, sejam apresentadas as comprovações das adequações sinalizadas. O não-cumprimento das exigências podem penalizar a credenciada com advertência, suspensão até o descredenciamento definitivo.

Denúncias ou reclamações sobre credenciadas podem ser realizadas na Ouvidoria do Detran, que atende de segunda a sexta-feira das 9h às 16h, no telefone 3116-2324, pelo site (acesse aqui), na aba 'Fale Conosco' ou pelo email  protocolo.detran@detran.ba.gov.br.


Com informações do Detran - BA Fotos: Reprodução

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Governo do Estado: mais de 3 mil eletrodomésticos são entregues a vítimas das enchentes

Criminoso é reconhecido e preso um dia após trocar tiros com a PM

Raízes de Porto Seguro abre inscrições para sua 2ª edição

Falésias da Praia do Espelho passam por vistoria

Carnaval em Porto Seguro contará com grande programação de shows e eventos fechados