Mais uma linda festa foi realizada em Arraial d’Ajuda. Nesta tarde, dia 2 de fevereiro, foi celebrado o Dia de Iemanjá. Com concentração na Praça São Brás, a festa teve início às 14h. Um cortejo com centenas de pessoas acompanhou o andor, entoando cânticos para a Rainha do Mar.
Foram distribuídas máscaras para os devotos e a todo o momento eram feitas observações a respeito da aglomeração. Desta vez, a entrada na igreja com o andor e a bênção foi realizada apenas com a presença daqueles que professam a fé. Turistas e moradores, a pedido do Babalorixá Zé Luiz, aguardaram do lado de fora do templo, para a procissão que desceu a ladeira da Santa e culminou na Praia dos Pescadores.
Fé
Numa especial profissão de fé, devoção e amor ao próximo, banho de pipoca e água de cheiro foram distribuídos. Na oferenda, o ponto alto do festejo, quando a barca com a imagem, enfeites e flores são levados ao mar. A emoção tomou conta de muitos, arrepios de emoção, choro e orações para os mais diversos fins - em especial pela saúde e paz - podiam ser ouvidos entre a multidão.
O barco que levou a Imagem era seguido por praticantes de canoa havaiana de quatro diferentes escolas.
Outro local que saudou a Rainha do Mar foi Trancoso. No distrito, fiéis amanheceram com homenagens à Iemanjá. Ritos de limpeza e purificação, além de cantos e orações.
Noite
Em Arraial, a noite também é realizado um evento no Corujão, com apresentações musicais e dança afro. Em Santo André, distrito de Santa Cruz Cabrália, a Vila Criativa também homenageia a Rainha do Mar com festa, cortejo e a boneca Iemanjá que homenageia a Lia de Itamaracá. Um vídeo sobre ela também foi exibido, além de show de Céu de Crioula com Milena Torres, Railane e participação especial de Anne Chaves, e apresentação de dança.
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Porto Seguro já tem um espaço oficial para cheerleading
WAM Group e Aviva apoiam famílias vítimas das enchentes
8° BPM realiza apreensão de entorpecentes em Porto Seguro
Capitão Uendel Bonfim deixa Cabrália e assume posto em Porto Seguro
Corredores ecológicos são essenciais para a manutenção da fauna e flora silvestre