O Sebrae Porto Seguro vai realizar o primeiro encontro coletivo do programa Revigora Turismo. O encontro será realizado dia 30/03/21, no formato virtual, por meio da plataforma Zoom Meeting, às 19h, com o tema: "Empresário, como atuar na incerteza?", com a consultora Nelma Fidelis, do Sebrae.
O Revigora é um programa do Sebrae, criado para atendimento às empresas na Costa do Descobrimento, em junho de 2020. Lançado em 02/07/20, atendeu, na ocasião, 80 empresas. “Naquela oportunidade, acabamos atendendo bem mais empresas do Arraial d'Ajuda porque focamos nas pequenas pousadas, por ter ali grande quantidade de pousadas de menor porte”, diz Flávia Goroni, gestora de projetos do Sebrae. O objetivo é levar as empresas participantes a buscar forças, energia. “Essa maré vai passar, o mercado vai se ajustar, mas a gente precisa estar fortalecido para atravessar esse momento que está sendo muito difícil para o turismo”, diz Flávia, se referindo aos impactos impostos pela pandemia de Covid-19.
Este ano, houve ampliação de vagas e já há cerca de 100 empresas inscritas. “O nosso foco é o setor de turismo: meios de hospedagem, bares e restaurantes, setor de alimentação, receptivos, passeios, atrativos turísticos”, afirma Flávia. Mas, segundo a consultora, no dia 30/04 outras empresas podem participar também, já que o tema a ser abordado é transversal. “A liderança é um tema comum a todos e acaba sendo decisiva num momento de crise, que é o que a gente está vivendo agora. Todo empresário tem que exercer o seu papel de líder, principalmente ali no seu negócio.”
Dentro do programa, há atendimento coletivo e individual. O coletivo são encontros setoriais, com os segmentos. “Em abril vamos dar continuidade para a consultoria individual, para a empresas que desejam melhorar seu modelo de negócio, vendo a crise como oportunidade de repensar, reposicionar, de forma que elas fiquem conectadas com uma nova realidade de mercado, que elas estejam adequadas a esse novo modelo”, afirma Flávia. Nos atendimentos individuais, serão analisadas questões como pontos a melhorar, se há perda de recursos, planejamento financeiro inadequado, deficiência dos processos, por exemplo. E a consultoria coletiva é buscar que os setores tenham um posicionamento adequado para a oferta turística da região.
A ideia é atender um movimento que já era veloz no turismo e acelerou ainda mais com um consumidor que chega com outro padrão de exigência e de consumo, em função da pandemia, seja do ponto de vista de biossegurança, facilidade, conveniência dos serviços. “É importante que eles sejam cada vez mais otimizados, porque isso também se apresentou como uma tendência, no período da pandemia”, pontua a consultora, que assegura que ainda há espaço para novas empresas participarem do programa.
Para saber sobre as vagas existentes ou participar do encontro, as empresas devem procurar o Sebrae, pelo número: (73) 99981-1944.