Desde o dia 1º de junho, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) iniciou a emissão do novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), seguindo a resolução 886 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
A substituição das antigas pelas novas será realizada de forma gradual e sem custo extra. Para quem já possui CNH, não é necessário pedir a reemissão do documento. Além disso, o novo modelo traz novidades, como a permissão da inclusão do nome social e da filiação afetiva do condutor, e informações em inglês, espanhol e português.
Padronização
O diretor-geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel, revela que as novas características vão garantir ao condutor maior segurança com a padronização internacional. “Estamos com tudo pronto para a impressão do novo modelo. Realizamos os testes e, a partir de agora, só vamos imprimir o novo formato. Neste primeiro momento, apenas os novos condutores ou o cidadão que necessitar da segunda via devem solicitar a documento, os demais faremos em um processo gradual e progressivo”, explicou.
Segundo o diretor de Habilitação do Detran-BA, Francisco Américo, a nova CNH contará com um sistema avançado contra falsificações e vai ainda ganhar mais uma cor: o amarelo. “A nova CNH conta com padrões avançados de segurança, com o uso de tinta que brilha no escuro, holograma e impressão reativa a luz ultravioleta. Também teremos o QR code e o código utilizado nos passaportes, aquele código internacional, permitindo que o condutor possa embarcar em terminais de autoatendimento nos aeroportos brasileiros”, finalizou.
Com informações do Detran-BA Foto: Itailuan dos Anjos
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Cantora de Porto Seguro é selecionada para reality da Band
Saiba tudo o que vai acontecer no São João de Porto Seguro
IBGE realiza Processo Seletivo Complementar para recenseadores