Aeroporto de Porto Seguro
A contagem regressiva para a construção do Aeroporto Internacional da Costa do Descobrimento já começou. “Se tudo correr bem, em 2023 ou 2024, já teremos o aeroporto operando”. Estas palavras são de Loredano Aleixo Júnior, advogado que faz assessoria junto à empresa Acquamarina, responsável pelos estudos sobre a área para construção do equipamento.
Até o mês de maio, informou Dr. Loredano, o Governo do Estado da Bahia deverá lançar edital para construção do aeroporto, na área de 280 hectares que fica em Vila Horádia, Santa Cruz Cabrália, próxima ao distrito de Pindorama, e que já foi declarada de utilidade pública. A empresa aguarda o momento da licitação porque, embora tenha realizado os estudos, poderá ter concorrentes, que participarão com a condição de ressarcir todos os custos e gastos à empresa que realizou o levantamento, caso uma delas vença a concorrência.
De acordo com Loredano, o governo está avaliando as adequações solicitadas para o projeto apresentado pela empresa Acquamarina. Se ganhar a licitação, o próximo passo para a obra será licenciamento. “A área é bastante antropizada, um pasto, com quase nenhuma questão ambiental”, afirma. Segundo ele, a justificativa para a construção de um novo aeroporto é, principalmente a decolagem. “Não se consegue decolar de tanque cheio daqui para a Europa nem para os Estados Unidos, porque a pista é curta. Então tem que fazer escala em Recife ou em Natal ou Salvador. Escalas com um custo muito alto”.
O advogado afirma que a primeira coisa e a mais importante é a construção da pista, de 2.400 metros. “Com uma pista desse tamanho, você pousa e decola com qualquer aeronave da aviação comercial”. O complexo aeroportuário foi projetado em sistema modular. O terminal inicial será para atendimento à demanda atual, segundo os estudos apresentados pela Secretaria de Turismo, que é cerca de 1,6 milhão de passageiros ao ano. “Mas já será maior, mais avançado, e vai crescendo em módulos, à medida que a demanda aumentar”, explica. A previsão é de que, até o final de uma eventual concessão, que seria até 35 anos, serão 8 milhões de passageiros movimentando o aeroporto.
Investimentos no entorno
O novo aeroporto funcionará em um ponto estratégico, afirma o assessor, uma porta de entrada para uma série de investimentos, que, com estrutura, atrai outros investimentos. A motivação para a escolha da área foi a necessidade de investir no local onde o empresário alemão já é proprietário do Campo Bahia. “Ele entendeu que não adianta investir a fortuna que for se não tiver estrutura. E a principal estrutura que necessitamos hoje é um novo aeroporto”.
As conversações evoluíram e chegaram à parceria público-privada, na modalidade MIP - manifestação de interesse da iniciativa privada. “Fizemos todo o estudo, identificamos inicialmente sete locais de pista que foram descartados por distância, dificuldade ambiental, orientação da pista. Chegou-se à conclusão de que a melhor pista era essa, na Vila Horádia”. Dos estudos, participaram ainda técnicos em aviação do Brasil e da Alemanha e empresas ambientais.
“Entregamos a proposta em dezembro de 2018. Nessa apresentação, o governador achou que esse era o caminho, e deu a autorização para a conclusão dos estudos”. O advogado afirma ainda que as seleções da Alemanha e da Suíça escolheram a região da Costa do Descobrimento, porque de Porto Seguro se decola para qualquer lugar importante do Brasil em no máximo 1hora e 40 minutos. “70%dos locais economicamente importantes para o Brasil estão próximos da gente, então é estratégico”, resume.
Foto: Carla Ornelas - Governo da Bahia