Nesta quinta-feira, 16/06, a Igreja Católica celebra o dia de Corpus Christi. A data homenageia o sacramento da eucaristia e é realizado como uma forma de relembrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo.
Segundo a tradição, a festa surge bem antes de sua instituição em 1264, a partir de uma visão da Irmã Juliana de Cornillon - canonizada em 1599 pelo Papa Clemente VIII - que teve uma revelação divina, cujo pedido era uma festa em comemoração ao sacramento da Eucaristia.
Sendo assim, desde 1230, a celebração acontecia apenas internamente na Igreja onde havia acontecido tal elã, na Bélgica. Em 1247, a celebração vai às ruas da Paróquia de Saint Martin e toma proporção mundial em 1264, a partir do desejo do Papa Urbano IV. Outra informação importante é que a procissão carregando os Ostensório - objeto que armazena a hóstia sagrada e que para os católicos simboliza o corpo de Cristo - somente nesse dia deixa o altar e vai para as ruas, a personificação de que Jesus está andando pelas ruas da localidade.
Porto Seguro
Em Porto Seguro, diversas paróquias farão a celebração do Corpus Christi nesta quinta-feira. Na Paróquia N. S. da Pena, as celebrações acontecem as 8h (sem procissão) e as 15h, com a Grande Procissão, ambas realizadas na Igreja Nossa Senhora do Brasil, na Passarela do Descobrimento, com Transmissão ao vivo pelas redes sociais. @paroquianossasenhoradapena.
Na paróquia de São Sebastião, a Celebração Eucarística será seguida de procissão com o Santíssimo Sacramento, às 19h.
Já em Arraial d’Ajuda, os preparativos para o Corpus Christi já se iniciaram. Já amanhã, dia 16, o grupo de jovens e alguns outros voluntários iniciam, às 7h, a preparação dos tapetes ornamentais. A missa acontece às 17h e, em seguida, a procissão solene. Jogos Friv página web.
Segundo o padre Padre Vilmar Correia, CSSR, pároco em Arraial d’Ajuda, a celebração é uma manifestação pública de Jesus na Eucaristia. “Jesus vem a nós como alimento para nossa alma para nossa caminhada de igreja, para nossa caminhada na igreja e em família. Também é um momento de adoração ao Senhor Jesus, Rei do Universo que diz ‘Quem come a carne tem a vida eterna’”, ressaltou
Tapetes
Os tapetes de Corpus Christi vêm de uma tradição muito antiga. A prática surgiu na região de Açores, em Portugal, no século 13 e foi introduzida no Brasil no período colonial, sendo rapidamente difundida. Hoje é uma prática dos católicos em todos os estados brasileiros.
Fotos: Paróquia N. S. da Pena
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Ciúme alcoólico: saiba como funciona
Tonhão 2022 traz reflexos positivos para hotelaria de Cabrália
São João de Porto Seguro começa com grande público
Vencedores do Enchefs Bahia representam estado em Prêmio Nacional