Na noite de domingo, dia 25 de fevereiro, um evento climático inédito foi registrado em Arraial d’Ajuda: um ciclone teria causado prejuízos materiais nos bairros Santiago, Guanabara e Vilas do Arraial. Informações da Defesa Civil relatam que não houve vítimas e ainda avaliam a classificação do fenômeno.
Populares também postaram em seus perfis os estragos causados. Segundo informações, o Guanabara foi o mais atingido, as casas da ladeira que dá acesso ao Vilas, 80% das casas estão sem teto e portas.
Diversas casas foram destelhadas, árvores arrancadas, caixas d’água e muros caíram diante da força do fenômeno. A Prefeitura ainda contabiliza os prejuízos que, segundo relatos também foi observado no Baianão.
Ciclone ou tornado?
O Ciclone é um fenômeno da natureza causada pelas massas de ar que se movimentam em círculos nos centros de baixa pressão, acompanhados de fortes tempestades, cuja velocidade dos ventos pode ultrapassar 100 km/h. Quando esse ar úmido é puxado para cima, ele começa a girar, formando uma grande nuvem em espiral. Os ciclones podem ter diversos tipos como tropical, extrapropical, subtropical, furação e tornado, sendo este último o mais forte dele, chegando a atingir 400 km/h.
Segundo a escala Beaufort, que classifica a intensidade dos ventos, levandondo em conta a sua velocidade e os efeitos resultantes das ventanias no mar e em terra, é possível que o fenômeno tenha chegado a escala 10, por conta dos danos registrados, e que os ventos tenham alcançado mais de 100 km/h.
Informações e fotos redes sociais e Prefeitura de Porto Seguro
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Rotary realiza 13º Churrasco Beneficente Fogo de Chão
Censo 2022 destaca acesso a saneamento básico no País
Caixa terá concurso com mais de 4 mil vagas; inscrições iniciam em 29 de fevereiro
Detran inaugura nova sede em Porto Seguro
Festa sobre duas rodas: Prado Moto Rock 2024 é realizado em março