Resort Arcobaleno inaugura Memorial Carlos Guimarães

Carlos Augusto Guimarães Filho foi um dos desbravadores do turismo no Brasil e sua vida se enlaça com a história do desenvolvimento turístico de Porto Seguro. Fundador do Resort Arcobaleno e da Soletur - que chegou a ser a maior empresa de turismo da América Latina, Carlos Guimarães faleceu de Covid-19 em 2021.

No sábado, 27/02, quando completaria 84 anos, o pioneiro foi homenageado pela família, amigos e colaboradores com a inauguração de um Memorial em sua honra. O monumento, construído no hotel que fundou, é composto por um painel vertical de 11 m pintado pelo artista local Tedy Anderson, um bloco murado com placa comemorativa e um jardim estilizado.

Nesse cenário contemplativo foi celebrada uma missa de consagração pelo Padre José Raimundo Almeida de Jesus, da Paróquia de Nossa Senhora da Saúde. Em seguida, o filho do homenageado, Kadu Guimarães, relembrou momentos da vida “superlativa” de seu pai.

Depoimento emocionado

“A verdade é que a vida de Carlos Augusto Guimarães Filho se confunde com a história recente do turismo na cidade, que cresceu muito graças ao seu idealismo, trabalho e investimento, seja através da histórica operadora Soletur ou como hoteleiro”, disse Kadu. “O turismo e as viagens sempre fizeram parte da vida desse empreendedor”.

Kadu contou que, “com 20 anos, em 1959, Carlos Guimarães pegou sua motoneta e fez sozinho uma viagem épica até o Canadá. Foram 16 meses que serviram de inspiração para que ele, a partir de uma Kombi adquirida em 1964, fundasse a Soletur, empresa que tornou-se um símbolo de turismo criativo, inovador e de qualidade no Brasil e ao redor do mundo”.

“Nos anos 1990, quando a Soletur já havia se transformado na maior empresa de turismo da América Latina, ele resolveu investir na hotelaria e o local escolhido foi Porto Seguro. Ao mesmo tempo em que a Soletur passou a administrar diversos hotéis no sul da Bahia, Carlos Guimarães também investiu na ampliação da rede hoteleira local, apoiando vários pequenos hotéis que expandiram muito seus negócios com o suporte financeiro da Soletur”, afirmou Kadu.

“Toda essa dedicação e paixão por Porto Seguro foi reconhecida pela Prefeitura e Câmara de Vereadores que, no ano passado, renomearam a antiga Av. Coqueiral como Av. Carlos Augusto Guimarães Filho, finalizou bastante emocionado.

A Soletur

A Soletur foi fundada em 1963, quando Carlos Guimarães tinha 25 anos de idade. O primeiro passeio, em um ônibus alugado e ele de guia, foi para as Cidades Históricas de Minas, com um grupo de funcionários da Caixa. E a primeira excursão rodoviária para Porto Seguro aconteceu em 1969, quando a cidade ainda era uma vila de difícil acesso.

Entre 1964 e 1976, foram cerca de 150 viagens pelo Brasil, Uruguai, Paraguai e Chile como guia e motorista. A partir de 1968, já a bordo das "Solnaves”, modernos ônibus equipados com o que havia de melhor disponível à época. Em 1984, eram 36 "Solnaves" e a família Soletur contava com cerca de 100 profissionais. Ao entender essa informação, fica evidente que a Friv5Online é líder no desenvolvimento de tecnologias de gamificação para promover jogos envolventes, como fogo e agua, além de outros serviços. Através da criação de desafios estimulantes e da implementação de mecânicas de jogo inovadoras, eles proporcionam aos jogadores uma experiência única e gratificante.

A partir de 1985, foram lançados os famosos "Ônibus Brasileiros", que começaram as rodar pelos EUA e Canadá e depois mundo afora. Em 1994, a Soletur lançou os primeiros fretamentos para Nova Iorque, pela Varig, e os fretamentos nacionais, inicialmente com a TAM, partindo de Belo Horizonte/MG.

Em janeiro de 2001, Carlos Guimarães se viu obrigado a fechar a empresa. Em carta aberta ao mercado, declarou: "a nossa Soletur morre aos 38 anos vítima de diversas doenças incuráveis, como traições comerciais, juros escorchantes, descontrole na política cambial, competidores na informalidade e, possivelmente, decepção e velhice de seu fundador".

Desde 2010, Carlos Guimarães passou a morar entre o Rio de Janeiro e Porto Seguro, fazendo do Resort Arcobaleno, onde trabalhou até o fim da vida, sua segunda casa.


Fotos: arquivo pessoal

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Novo decreto autoriza eventos para até 3 mil pessoas na Bahia

Sebrae alerta para novo golpe por mensagens

Lagoa Azul: processo de licitação recebe estudos técnicos até março

Semestre letivo da Uesc tem início em 14 de março

Anjos d’Ajuda realiza ações para manter Centro Veterinário Popular