A sede da OAB – Porto Seguro recebeu na manhã da terça-feira, dia de março, a Roda de Conversa que reuniu diversas mulheres do Executivo, Legislativo e Judiciário. Promovida pela Superintendência Municipal de Igualdade Racial de Porto Seguro, estiveram presentes a presidente da OAB, Fernanda Salvatore; a delegada da DEAM, Elizabeth Salvadeo; a juíza da Vara de Violência Doméstica, Michelle Quadros; a capitã da PM e Comandante da Base Comunitária de Segurança do Baianão, Juliana Costa, o promotor de Justiça, João Paulo de Carvalho, e o sub-secretário de Assistência Social, Cláudio Rodrigues, representando o secretário, João Portela, entre outras autoridades.
Objetivo
O objetivo foi ampliar o debate sobre a questão da violência doméstica, fortalecimento da rede de proteção à mulher na comunidade, equidade de gêneros, conquista de direitos, execução de políticas públicas e o respeito. Durante o evento, foram discutidos temais atuais e de grande relevância social, como violência doméstica, abuso sexual, assédio moral e estupro.
A capitã da PM ressalto a importância desse encontro. "Eventos como o de hoje são importantes, pois não podemos permitir que o debate acerca desses temas seja arrefecido. É necessário continuarmos promovendo a discussão e o enfrentamento a essas mazelas sociais", declarou.
Reparação
O superintendente de Igualdade Racial, Vinícius Oliveira, salientou a busca por uma reparação histórica afim de eliminar toda e qualquer discriminação contra a mulher. “É necessário estabelecer a igualdade entre homens e mulheres com base no reconhecimento das necessidades e características próprias de cada gênero, especialmente em relação à desvantagens e vulnerabilidades que as mulheres enfrentam enquanto grupo”, destacou.
Mesmo não estando presente, o secretário de Assistência Social, João Portela informou que todas as demandas apresentadas foram reunidas para serem pleiteadas junto às instâncias superiores do município, estado e apontadas ao Governo Federal através das escutas juntos aos programas sociais, nos quais, Porto Seguro está inserido.
“Não nos cansaremos de discutir as questões que envolvem a mulher na sociedade, seu papel e a busca por medida para coibir as violências sofridas por elas, porque queremos avançar nas políticas públicas voltadas aos direitos e segurança da mulher nas mais diversas esferas da comunidade”, finalizou.
Com informações do 8º BPM e Ascom Porto Seguro Fotos: Divulgação
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Sesc promove oficinas e peças teatrais
Racismo: turista é preso no Arraial d´Ajuda
Moradores e empresários realizam doação ao 8º BPM
Prêmio por Desempenho Policial terá aporte de mais de R$ 13 milhões do governo estadual