Após quase oito meses passando por restauração em Salvador, a imagem de São João Menino, datada do século XVII volta ao seu lugar, no altar da Igreja de São João Batista, no quadrado de Trancoso. A imagem é um importante ícone religioso, histórico e cultural para o Brasil e em especial Trancoso, que recebe a relíquia no sábado dia 19. Uma celebração especial terá início às 16h30, com a chegada da imagem e missa solene às 17h.
A imagem histórica foi conduzida pela Superintendência de Cultura e autorizada oficialmente pelas autoridades competentes para a restauração – um presente da Prefeitura de Porto Seguro para o distrito.
Restauro
Segundo a Superintendência de Cultura, o restauro contou com imunização, remoção de seis camadas de repintura e consolidação do suporte. Os buracos tapados grosseiramente com papel deram lugar a técnicas modernas de restauro e a descoberta da policromia original, que revelou no manto, um riquíssimo bordado em ouro e as cores originais voltaram a dar o tom à peça. O sorriso e olhar da relíquia também voltaram a ganhar expressão e singularidade. O cordeiro, que tinha um dos estados mais delicados, recebeu gesso para compor os espaços e revitalizar assim, uma das imagens mais raras do Brasil.
A imagem com quase um metro de altura, segundo historiadores e depoimento de antigos moradores, fazia parte do trabalho evangelizador dos padres jesuítas que chegaram à região e fundaram, em 1586 a Aldeia de São João. A igreja construída pelos padres jesuítas foi demolida e entre 1815/17 foi erguida a atual Igreja feita de pedras de arrecifes e com um tipo de reboco comum nesta região, intitulado “reboco Santa Fé” composto de areia e óleo de baleia.
Com informações da Ascom Porto Seguro Foto: Reprodução
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Amea e Projeto A Nossa Casa participam de visita técnica no Rio Buranhém
Booking apresenta tendências para o Turismo em 2022
BC: 87 milhões de consultas são registradas em 3 dias