Eunápolis recebe a Flite, sua primeira festa literária

Entre os dias 21 a 24 de julho, Eunápolis recebe a primeira edição da Flite – Festa Literária de Eunápolis, cujo objetivo é a valorização da literatura regional. O evento acontece na sede e no auditório do Viola de Bolso, na rua em frente, e na praça do Bairro Gusmão rodas de conversa e debates sobre a história, o romance, a poesia e outras manifestações como o cordel, e literatura infantil, a contação de histórias para crianças, além do lançamento e venda de livros e de artesanato.

A programação está sendo definida, mas conta com entrevista online com o jornalista e escritor, membro da Academia de Letras da Bahia, Emiliano José; mesa redonda com as academias de letras de Porto Seguro e de Teixeira de Freitas; conversas com os escritores Romeu Fontana (historiador e romancista), Alda Andréia (romancista e poeta), Paulo Sergio Rosseto (poeta), Elias Botelho (romancista e contista), Ariadini Santos (romancista), Gustavo Felicissimo (Editora Mondrongo), Roberto Martins (historiador e romancista), da Sociedade das Escritoras da Costa do Descobrimento, professores da UNEB e da UFSB e sessão de autógrafos.

Já a programação musical contará com o Viola de Bolso, e musicistas da região, além da participação de Juca Fonseca do Arraial Cine Fest, trazendo o cinema para o encontro e a feira de venda de livros e artesanato.

Ideia

De acordo com o jornalista, historiador e escritor Roberto Martins, um dos idealizadores da Flite, a ideia da festa literária nasceu com o grupo Viola de Bolso - conjunto musical tradicional na cidade dos irmãos Sumário, Anselmo e Marquinhos, amantes da MPB.

“O grupo musical evoluiu para um ponto de cultura que se transformou no centro da resistência cultural da cidade e região, nestes tempos sombrios em que vive a cultura brasileira. O Viola tem feito muitas atividades: música, poesia, cordel, teatro, edição de livros, pesquisas culturais. Em sua sede, frente à praça, tornou-se tradição no Bairro Dr. Gusmão”, explicou.

Segundo Roberto, o intuito é valorizar a história e a literatura regionais. “Por isso faço o convite à pessoas que produzem livros, fanzines, cartazes e artesanatos a participar da nossa feira. Tem livro publicado e quer fazer uma sessão de autógrafo com a gente? Também pode se inscrever”, convida. O link para a feira pode ser acessado aqui. Há também o da sessão de autógrafos. Link Feira:  Link Sessão de Autógrafos:  A inscrição é gratuita.


Foto: Divulgação 

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

TRE-BA publica série Cargos Eleitorais

Jornalistas e influenciadores portugueses visitam Trancoso e Caraíva

Estado discute diretrizes da administração pública em ano eleitoral

Governo baiano investe mais de R$ 3,5 bilhões em escolas de período integral

Atleta de Porto Seguro se classifica para o Mundial de Natação