A Academia de Letras de Porto Seguro (ALPS) está promovendo o Prêmio Literário Raimundo Costa. Com Porto Seguro como temática central, o gênero escolhido para esse ano é a poesia.
O prêmio é aberto aos moradores de Porto Seguro com mais de 12 anos de idade que desejam celebrar a rica cultura da cidade por meio da literatura.
As inscrições vão até 25/10 e podem ser feitas presencialmente no CEMPEC (R. Itagibá, 67 – Centro) ou online pelo site da Academia.
Os poemas selecionados integrarão a coletânea anual da ALPS. O prêmio homenageia Raimundo Costa Sampaio, figura emblemática da história de Porto Seguro.
De acordo com o escritor e ator Carleone Filho, presidente da ALPS, “a iniciativa é destinada a incentivar escritores e escritoras locais a explorarem e celebrarem a rica tapeçaria cultural e histórica de Porto Seguro através da literatura”.
“Através deste prêmio, a Academia busca preservar essa tradição literária, além de valorizar a produção cultural. E também criar um acervo valioso de poesia e prosa quem tenham o município como cerne, consolidando um banco de textos que reverenciam a literatura local”.
O Prêmio Literário Raimundo Costa conta com apoio da Prefeitura de Porto Seguro, Câmara Municipal, CEMPEC e Instituto Portobello. Confira o Edital completo.
Raimundo Costa Sampaio
Raimundo Costa Sampaio foi uma figura pública de extrema importância em Porto Seguro. Soteropolitano nascido em 26/03/1925, escolheu Porto Seguro para viver quando conheceu a Terra Mãe do Brasil, em maio de 1946. Dedicou sua vida ao serviço público e à escrita, retratando o desenvolvimento de Porto Seguro e seu papel histórico.
Iniciou seu trabalho como enfermeiro na Construtora Industrial LTDA (Cila), onde atuou até 1957, passando por diversos cargos e locais do município. De 1958 a 1971 foi proprietário de banca de jornais e revistas, cinema, agente de empresa de seguros rurais, 1° agente da Viação Sul baiana (Sulba), 1° agente da Viação São Geraldo e Correspondente do IAPC (Instituto de Aposentadoria e Pensão dos Comerciários), precursor do atual INSS.
Atuante na vida política em Porto Seguro, Raimundo Costa foi Chefe de Gabinete, entre 1972 e 1992, nas gestões dos prefeitos Manoel Ribeiro Carneiro, Carlos Alberto Parracho, Valdívio Gonçalves Costa e José Ubaldino Alves Pinto. Também foi assessor da Secretaria de Administração e Finanças, entre 1993 e 1994, gestão do Prefeito João Carlos Mattos de Paula. De setembro de 1994 a dezembro de 1996
Raimundo Costa foi assessor da Mesa Diretora com os presidentes Calé Bittencourt e Ciro Leite. Por muitos anos, exerceu o cargo de Secretário Geral da Câmara Municipal de Porto Seguro com os presidentes Carlos Alberto de Souza Parracho, Manezinho (2 mandatos), Beto Nascimento e Hélio de Paula.
Além de seu papel na política local, foi um escritor prolífico e colaborador permanente de diversos jornais da cidade, incluindo o Jornal do Sol. É autor de 3 livros que ajudam a perpetuar a história de Porto Seguro. Seu Raimundo faleceu em 10/01/23, aos 97 anos.
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Porto Seguro lidera número de voos extras da Azul na alta temporada
Confira a votação de todos os candidatos a vereador em Porto Seguro
Jânio Natal é reeleito em Porto Seguro com sua maior porcentagem de votos válidos
Novo festival inclui Trancoso no palco da dança no Brasil
Iniciativas oferecem sessões especiais de cinema para estudantes