Curta 'Tazinho: O Homem e o Mar', é produzido em Caraíva

A Vila da Caraíva, mais uma vez é cenário para a produção de um curta-metragem que fala sobre personagens do distrito. Tazinho, personagem central, é pescador nativo do vilarejo onde o turismo se sobrepôs às demais atividades existentes.

Com base neste contexto, o curta quer abordar a relação do pescador com o mar, tendo como cenário a Vila de Caraíva. Em formato audiovisual de curta-metragem, o filme retrata o olhar simples e profundo de um homem que construiu sua própria relação com o espaço e tempo, conduzindo o espectador a uma nova dinâmica de compreensão do ambiente onde se desenvolve a Vila de Caraíva.

Preservação

Realizado pela Saruê Cultural -  agência de comunicação e produção, a película será produzida entre os meses de novembro de 2021 e abril de 2022 e tem como objetivo gerar fomento, preservação e resgate da diversidade local, fortalecendo a proposta cultural do vilarejo.

Como o curta Duca, produzido em agosto de 2020 pela cineasta Fernanda Almeida, Tazinho: O Homem e o Mar também será apresentado em festivais no Brasil e no exterior. A cineasta revela que o planejamento é a inserção em circuitos de festivais independentes ao longo do ano de 2022, com ênfase na difusão de documentários independentes, além da projeção internacional, em circuitos que abordem a temática da relação do homem com a natureza.

“Ainda desejamos realizar um evento de exibição popular e gratuita em espaço público e inserir o filme em plataformas de streaming de curtas independentes. O investimento total será de R$ 50 mil e para conseguir este aporte temos duas fontes de captação: as cotas de patrocínio e um financiamento coletivo ao público geral que apoia e acredita na importância da promoção à cultura e também tem afeição pelo nosso personagem principal, este cidadão incrível que é o Tazinho”, salienta.

A Campanha de financiamento coletivo, que teve início no dia 21 de outubro, segue até 20 de março de 2022. Para participar, basta acessar aqui. Os valores de cota dão direito a brindes exclusivos do curta-metragem.

Duca

O curta-metragem Duca, produzido em agosto de 2020 pela cineasta Fernanda Almeida, foi outra película que levou ao mundo um pouco de Caraíva. A produção iniciada em março de 2021 foi inscrita em Festivais de Cinema, dentro e fora do Brasil.

O filme com nove minutos de duração foi selecionado para o Lift-Off Global Network Sessions 2021 e o First-Time Filmmaker Sessions 2021, ambos sediados na Inglaterra. O curta-metragem “Duca” está inscrito em 15 Festivais nacionais e internacionais, no processo de seleção, sendo a maioria para o ano de 2022. Por decorrência da repercussão, veio o desejo e intuito de fazer um registro do personagem Tazinho. Assista ao filme Duca aqui


Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Arraial d’Ajuda recebe Festival Esquina do Mundo em novembro

Africanidade faz resgate da cultura afro e ações sociais

Tríade realiza 1ª edição da Crônica Literária com Café

Semana do Lixo Zero tem atividades até 31/10

Casa da Lenha recebe exposição premiada

Comentários   

# Sensacional, maravilhoso!Kranti Edila 25-10-2021 21:52
"Sensacional! Acabei de assistir 'Duca'. Maravilhoso e matando as saudades dessa grande e querida amiga... Parabéns!'
Responder | Responder com citação | Citar