Vale Verde sedia mostra de cinema com plantio de mudas e roda de conversa

 

O distrito de Vale Verde foi o palco escolhido para receber a primeira edição da Mostra de Cinema Itinerante Ambiental e Sustentabilidade (Micas). Gratuito, o novo festival acontece no Dia Mundial do Meio Ambiente, 05 de junho, no Quadrado. A programação inclui exibição, roda de conversa, plantio de mudas e a Cabana dos Sonhos Climáticos.

De acordo com a idealizadora e coordenadora da Micas, Marcela César, a proposta é “aliar o cinema à reflexão sobre a integração do humano na natureza. E debater a crise climática a partir do fomento de mudanças de hábitos para a construção de um futuro mais sustentável”.

 

 

“Diante da crise climática mundial gerada pela produção e consumo exacerbados, o cinema possui papel fundamental na disseminação e construção de novos hábitos sociais integrados à natureza”, defende Marcela. Os filmes que serão exibidos estão em fase final de curadoria.

A Cabana de Sonhos Climáticos é uma tenda interativa, equipada com aparelhos eletrônicos e IPads, onde o público é convidado a dividir suas ideias sobre os efeitos socioambientais da crise climática. E também seus sonhos de recuperação para Terra, por meio do aplicativo Climate Dreams, utilizado com diferentes filtros interativos.

A Cabana de Sonhos Climáticos é uma realização da Time To AcT, uma iniciativa parceira geradora de experiências imersivas, que cria narrativas de impacto com objetivo de articular redes diversas de agentes de mudanças.

A I Mostra de Cinema Itinerante Ambiental e Sustentabilidade é realizada através da Lei Paulo Gustavo e da Secretaria de Cultura do Governo Federal do Brasil, com apoio da Prefeitura de Porto Seguro.

 

Programação

9h - Plantio de mudas

15h - Roda de Conversa sobre coleta seletiva, educação ambiental, turismo sustentável e projetos locais

18h - Exibição

 

Vale Verde

Vale Verde está localizada às margens do Rio Buranhém, entre Arraial d’Ajuda e Trancoso. A história do distrito de Porto Seguro também está relacionada com o processo de colonização portuguesa e com a vinda dos jesuítas para o Brasil.

Nesse local que, durante a segunda metade do século XVI, foi fundada a Missão Jesuítica Aldeia do Espírito Santo dos Índios, ou Aldeia Patatiba. Hoje, no centro da vila, ainda é possível apreciar a beleza singela da igrejinha e seu Quadrado, cercado do casario colorido de inspiração colonial.


Siga o Jornal do Sol no Instagram

 

LEIA TAMBÉM:

Porto Seguro tem quatro projetos selecionados no Novo PAC

BRT Lounges inaugura no aeroporto de Porto Seguro sua 1ª sala VIP do país

Veja quem vai tocar no São João oficial de Porto Seguro

Inspeção avalia cumprimento de decisão judicial sobre servidões no Arraial

Documentário celebra o Instituto Descobrir e seus talentosos músicos