Programa de Intercâmbio de Jovens do Rotary tem inscrições abertas

 

As inscrições para o Programa de Intercâmbio de Jovens 2025/26 do Rotary Internacional, no âmbito do Distrito 4391, estão abertas até o dia 30/09. O Distrito 4391 engloba os estados da Bahia, Alagoas e Sergipe.

O programa de longa duração possibilita que os jovens vivam e estudem no exterior durante um ano letivo. Eles vão morar com diferentes famílias e cursar escolas locais, entre o segundo semestre de 2025 até o fim do primeiro semestre de 2026. Em contrapartida, as famílias que enviam seus filhos recebem também alunos do exterior.

 

 

Podem participar da seleção estudantes nascidos entre 01/02/2008 e 28/02/2010, filhos ou não de rotarianos. No site do Programa do Distrito 4391 estão disponíveis todas as informações necessárias. O edital, as diretrizes, formulário de inscrição, termos, documentos necessários e o e-mail para enviar a documentação.

É preciso procurar também um Rotary Club local para “apadrinhar” a inscrição. Em nossa região, pelo WhatsApp (73) 98811-1750, com Alex Cunha. O processo seletivo é classificatório e não assegura uma vaga para cada jovem indicado pelos Rotary Clubs.

A hospedagem e mensalidades escolares são cobertas pelas famílias anfitriãs. As despesas por conta das famílias que enviam seus filhos incluem a taxa de inscrição no programa; as viagens preparatórias (em algumas os pais precisam participar); as passagens aéreas (ida e volta); seguro-viagem e seguro-saúde; passaportes e vistos; e qualquer viagem ou excursão adicional.

Para Tarsila de Abreu Cunha, intercambista de 2010/11 na Suíça, a experiência foi única e inesquecível: “Um enorme crescimento pessoal e de vida, que todos deveriam viver.” Lá, quando completou 18 anos, recebeu uma bela festa de aniversário, com direito a bolo metade brasileiro e metade suíço.

Vitória Criscuolo de Morais fez seu intercâmbio em 2016/17, em Mumbai, a antiga Bombaim, na Índia. Durante 11 meses, teve oportunidade de ficar hospedada na casa de três famílias diferentes.

 

 

Vitória disse ter tido experiências além do que podia imaginar: “Conheci o Taj Mahal, viajei para o norte e sul da Índia. O povo indiano é extremamente religioso e multicultural. O intercâmbio nos mostra uma realidade tão diferente que somos levados a perceber que a nossa realidade é minúscula. E é sempre bom termos a oportunidade de ver os outros lados antes de julgar”, filosofa.

 

Programa de Intercâmbio de Jovens (RYE)

O Programa de Intercâmbio de Jovens do Rotary é uma imensa rede de voluntários, conectando, anualmente, cerca de 8 mil jovens e suas famílias em todo o mundo. Ele possibilita que estudantes, entre 15 e 17 anos, tenham a oportunidade de morar e estudar um período letivo no exterior.

Através do Programa, os estudantes usufruem uma troca de experiências, conhecem novas culturas e aprendem outros idiomas. Eles desenvolvem suas habilidades, ampliam seu ciclo de relacionamento, sua visão de mundo e contribuem para a difusão da paz entre os povos, tornando-se cidadãos globais.

O programa impacta também positivamente as famílias dos jovens, tanto de quem envia seu filho para o exterior, quanto de quem hospeda um intercambista. Muitas dessas relações continuam pela vida.

Os intercâmbios da história do Rotary no Brasil começaram em 1967. Hoje são mais de 100 países envolvidos, com mais de 30 mil clubes em cidades espalhadas pelo mundo.


Siga o Jornal do Sol no Instagram

 

LEIA TAMBÉM:

Novo livro se propõe a desvendar o mistério da lenda da Cova da Moça

Show do STU em Porto Seguro! Confira resultados e entrevistas com os campeões

IFBA publica edital para compra de alimentos da agricultura familiar

Durante coletiva do STU, skatistas rasgam elogios às pistas de Porto Seguro

Planta nativa da Mata Atlântica vira fonte de renda para agricultura familiar