Nos dias 30 de abril e 1º de maio, Porto Seguro sedia a 5ª Etapa da 9ª Copa Brasil de Águas Abertas 2022. O evento que faz parte do calendário nacional é realizado pela primeira vez na cidade e terá como pano de fundo a praia de Taperapuan, com provas de 1.5km, 2.5km e 5km. Intitulada etapa do Descobrimento, a prova aquática pretende reunir atletas locais e grandes nomes do esporte. Ao todo são esperados mais de 300 atletas da Bahia, Pernanbuco e São Paulo.
Além disso, haverá também a disputa do Troféu Ana Marcela Cunha, para as categorias de base (mirim e petiz), com metragens de 250m e 500m. Porto Seguro também receberá provas do Campeonato Baiano, que classifica os melhores atletas para a tradicional travessia Itaparica – Salvador, em dezembro deste ano.
Expectativa
Segundo o técnico Lucas Oliveira, da equipe local de natação, as expectativas são as melhores possíveis. “É uma oportunidade de fixar nossa cidade no circuito nacional de águas abertas, evoluindo para etapas e eventos ainda mais importantes no ranking nacional. Nossa geografia também é um ponto positivo e temos tudo para realizar uma linda festa para os atletas e para a cidade”, destacou.
Segundo Lucas, através da equipe, está desenvolvendo um trabalho de popularização da natação em águas abertas e o objetivo é inserir as pessoas de maneira consciente no mar, proporcionando novas experiências e abrindo possibilidades. “Para este evento conseguimos inscrever 70 nadadores, de todos os níveis e idades. Alguns disputam o circuito baiano e buscam boa pontuação no ranking estadual, outros terão a primeira oportunidade de participar de um evento de águas abertas e seu grande desafio será terminar bem a prova. Teremos em disputa as provas nas distâncias de 1,5km, 2,5km e 5km. Cada atleta pode participar de até duas provas, desde que sejam em dias diferentes”, explica.
Oportunidade
De acordo com Lucas, a oportunidade um evento deste porte em Porto Seguro representa dar acesso a participação sem deslocamento para outros municípios. “O que significa uma grande barreira para muitos, já que por motivos financeiros, dificilmente conseguem ir. Acredito que a etapa de Porto Seguro deixará um grande legado, irá fortalecer as Águas Abertas em nossa cidade - com certeza teremos novos adeptos -, irá potencializar praticantes e como consequência irá elevar o nível dos atletas. Prevejo que nos eventos futuros da temporada de 2022 e anos subsequentes teremos uma equipe cada vez maior e mais fortalecida.
Lucas revela ainda que para a Copa Brasil de Águas Abertas em Porto Seguro, a comunidade está mobilizada e na expectativa de um grande evento. "Contaremos ainda com a participação de 10 atletas mirins locais, de 9 a 12 anos, para as distâncias de 250mts e 500mts ”, finalizou, agradecendo o Secretário de Esportes, Helio de Paula, pela oportunidade de um evento deste porte na Terra-Mãe.
Foto: Reprodução
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
PraiaMed: após dois anos sem evento, 20ª edição é comemorada em grande estilo
Azul Viagens recebe homenagem em Porto Seguro
Porto Seguro tem comemoração do 22 de Abril bem agitada
Com São João liberado, Governo do Estado publica edital para festas juninas
Taxa de ocupação em abril supera expectativas em Porto Seguro