8° BPM recebe certificado ISO 9001

O 8º Batalhão da Polícia Militar de Porto Seguro recebeu a certificação ISO-9001 durante o mês de março. O certificado é um atestado de que a gestão da qualidade da empresa ou órgão público foi avaliada e aprovada, de acordo com requisitos internacionais de eficiência, eficácia, melhoria contínua, compromisso com seus clientes e atendimento aos requisitos legais.

Segundo o Comandante do batalhão, Ten Cel Alexandre Costa de Souza, o diploma é motivo de orgulho para Unidade e para o seu efetivo, que conta com 274 servidores. “A certificação cria um ambiente mais propício à prevenção, progresso contínuo e à organização organizacional mais leve e mais saudável. Tudo isso reflete de forma positiva na sociedade, que é nosso cliente, o alvo da nossa missão, de servir e proteger, afinal, a “PMBA é uma força a serviço do cidadão”! Esse é o slogan institucional da PMBA”, explicou.

Processo

O comandante revelou que todos os policiais foram envolvidos no processo da certificação e são e devem se sentir responsáveis por essa conquista. “A Política da Qualidade, que é principal documento do Sistema de Gestão da Qualidade, é aplicável a todo o efetivo. Ela expressa o compromisso do 8° Batalhão, e de todo o seu efetivo, em aumentar a satisfação do seu público interno (efetivo) e externo (a sociedade), concentrando os seus esforços e recursos na melhoria contínua da prevenção da criminalidade, desde a manutenção à restauração da ordem pública, para a garantia da segurança, paz e tranquilidade de todos”, ressaltou.

Alexandre ainda salientou que, através da prática dos valores,  a PM está focada no aperfeiçoamento dos seus processos produtivos e gerências, em harmonia com a Sociedade e o Meio Ambiente.

Pilares

“A padronização das atividades é dos principais pilares. É uma mudança cultural, focada na organização, na liderança, no envolvimento das pessoas, na conscientização, na prevenção, no planejamento e no controle. A ISO 9001 busca promover a interação e integração dos diversos processos e das diversas atividades, para cumprir de maneira eficaz os seus objetivos e a sua missão, que no 8° Batalhão é atender as demandas do público com agilidade, superando as expectativas”, declarou.

De acordo com o tenente-coronel, a Norma ABNT NBR ISO-9001:2015 é quem define os requisitos que uma organização tem que atender para obter a certificação. “Assim é desenvolvido um árduo trabalho para adequação e atendimento a todos os requisitos aplicáveis.   Quando uma organização, percebe que através de processos de auditorias internas e análises críticas do sistema de gestão da qualidade, percebe que ela está atendendo a esses requisitos, pode contratar uma empresa certificadora pelo INMETRO, para processo de auditoria qualificada. No caso do 8° Batalhão, essa aprovação foi com 100% de conformidade, graças ao compromisso, empenho e competência da nossa equipe”, finaliza.


Fotos: Divulgação

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Polícia Civil reivindica readequação de honorários e funções de servidores

Na Rua Cova da Moça leva história portossegurense a festivais nacionais e internacionais

Educação Financeira: o que é preciso saber?

Sebrae promove palestra ‘ Como Obter Crédito para Minha Empresa’

TST: fazenda que mantinha prática de trabalho escravo tem audiência em 10 de abril