Na quinta-feira, dia 21 de abril foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), o edital de abertura de inscrições para mil vagas efetivas na Polícia Civil da Bahia. Ao todo serão mil vagas divididas entre os cargos de Delegado (150), Escrivão (150) e Investigador (700).
Na data que coincide com o Dia da Polícia Civil, como homenagem a Tiradentes, patrono das polícias civil e militar brasileiras, o governador Rui Costa anunciou a novidade no Twitter. “Lançamos, nesta quinta, mais um edital de concurso para a Polícia Civil. Serão mil vagas para delegados, escrivães e investigadores que irão trabalhar nas novas delegacias que estamos construindo e reformando”, declarou.
Comemoração
A Delegada-Geral da Polícia Civil, Heloísa Campos Brito, também comemorou a notícia. "Vejo com muita satisfação a oportunidade de ganharmos uma renovação e um reforço em nossos quadros, neste que será o segundo certame em um período de quatro anos", afirmou.
O concurso tem validade de um ano, prorrogável por igual período e a prova será aplicada pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), em parceria com a Secretaria da Administração (Saeb) e Polícia Civil.
As inscrições ocorrem entre os dias 9 de maio e 7 de junho e podem ser feitas pelo site da IBFC, acessando aqui. www.ibfc.org.br. A taxa de inscrição para os cargos de escrivão e investigador é de R$140 e para delegado, R$160. Das vagas ofertadas, 5% serão reservadas a pessoas com deficiência e 30% para candidatos que se autodeclararem negros, de acordo com a legislação vigente. Já a prova acontece em 24 de julho, em Salvador.
Requisitos
Para ingresso na carreira de Delegado, é exigido diploma de bacharel em Direito. Para os candidatos aos cargos de Escrivão e Investigador, é necessário possuir diploma de conclusão de curso superior em qualquer área de conhecimento, além da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), categoria B, no mínimo, para os investigadores. Em todos os casos, o diploma do candidato deve ter reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) e a carga horária de trabalho semanal é de 40 horas.
A realização da prova também possui requisitos que podem excluir os candidatos da prova e consequentemente do concurso: por conta da pandemia, para fins de prevenção e controle da disseminação da Covid-19, a aplicação das provas seguirá critérios de segurança sanitária.
A informações oficiais serão serão divulgados no site do IBFC e no Portal do Servidor. Após a homologação, a Polícia Civil irá convocar os candidatos aprovados para realização de exames pré-admissionais e da investigação social e do curso de formação, como indicado em edital. Aqueles que estiverem aptos serão convocados para o curso de formação, promovido pela Polícia Civil.
Com informações da Secom Gov BA Foto: Divulgação
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Senac promove cursos para Jovem Aprendiz
PraiaMed: após dois anos sem evento, 20ª edição é comemorada em grande estilo
Esquadrilha da Fumaça se apresenta pela sexta vez em Porto Seguro
Caraíva recebe reforço de policiamento com nova viatura
Taxa de ocupação em abril supera expectativas em Porto Seguro