Nova fase de megaoperação envolve mais de mil policiais em todo o estado

 

A Polícia Civil deflagrou, na manhã de terça-feira, 18/06, a 13ª fase da Operação Unum Corpus. Mais de mil policiais dos Departamentos de Polícia do Interior (Depin) e de Polícia Metropolitana (Depom) foram para as ruas em todo o estado cumprir centenas de mandados de prisão e de busca e apreensão.

Inclusive, parte dos mandados de prisão foi cumprida na última semana. Os principais alvos foram integrantes de grupos criminosos envolvidos com o tráfico de drogas e homicídios.

A 13ª fase da Unum Corpus também cumpre medidas judiciais contra internos de unidades do sistema prisional, os quais são acusados de influenciar ações criminosas nas ruas. O objetivo é neutralizar a atuação nos presídios e no convívio social.

 

Barricadas e câmeras ilegais

A Unum Corpus na 23ª COORPIN de Eunápolis empregou 58 policiais e 11 viaturas, efetivando 20 prisões, boa parte de indivíduos envolvidos em homicídio, tráfico de drogas, estupro e crime contra o patrimônio; duas prisões civis (alimentos) e apreensão de três menores.

 

 

As ações acontecerem em Eunápolis, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Itabela, Guaratinga, Arraial d’Ajuda e Trancoso. Mas também cumpriu mandados de busca e apreensão em Itapebi, Itagimirim e Belmonte.

 

 

Além dos mandados cumpridos, em Eunápolis a Polícia Civil retirou diversas câmeras de vigilância ilegais e barricadas construídas em vias públicas nos bairros Alecrim II e Juca Rosa. Foi empegada máquina pesada para destruir as barreiras de concreto, que visavam impedir a entrada de viaturas e outros veículos nos locais.

 

 

Balanço parcial

No início da tarde, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) divulgou um balanço parcial da operação. Cerca de 400 criminosos já foram presos. 50 armas de fogo e 75 Kg de drogas apreendidas, 11 veículos recuperados e uma quantia de R$ 89.195,00 encontrada.

Nas prisões, 141 ocorreram por crimes contra a vida; 79 por tráfico de drogas; 72 por crimes contra o patrimônio; 47 por estupros; 38 por violência doméstica e 80 por outros.

A delegada Rogéria Araújo, Diretora do Departamento de Polícia do Interior (Depin), destacou que a Unum Corpus foca em todos os pontos do estado. Além disso, cumpriu mandados fora da Bahia, no Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.

Nas 12 fases anteriores, a Operação Unum Corpus já prendeu 2.004 pessoas, apreendeu 350 armas de fogo e cumpriu 1.952 mandados de busca e apreensão.


Fonte: Ascom/Polícia Civil e 23ª COORPIN/Eunápolis -  Fotos: 23ª COORPIN/Eunápolis

Siga o Jornal do Sol no Instagram

 

LEIA TAMBÉM:

Câmeras auxiliam Polícia Militar a recuperar veículo roubado

Polícia Civil incinera drogas apreendidas na Costa do Descobrimento

Polícia Civil promove curso com foco em mediação de conflitos agrários

Polícia Militar prende homem acusado de agredir a esposa Cabrália

Delegado Sinézio é o novo titular da Deltur de Porto Seguro