Polícia Civil da Bahia tem novo delegado-geral

 

Em cerimônia oficial realizada no Complexo de Departamentos da Polícia Civil da capital, em Itapuã, o delegado André Augusto de Mendonça Viana assumiu o comando da Polícia Civil da Bahia.

A solenidade contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, do vice-governador Geraldo Júnior, do secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, da delegada Heloísa Campos de Brito, além de outras autoridades civis e militares.

Com sólida formação e ampla experiência nas áreas operacionais e estratégicas, o novo delegado-geral da Polícia Civil sucede a delegada Heloísa Brito, que esteve à frente da instituição nos últimos quatro anos.

André Viana integra a Polícia Civil da Bahia desde 2001, e sua gestão terá como foco o fortalecimento do trabalho integrado com a Polícia Militar, Polícia Federal, Ministério Público Estadual e outras instituições do sistema de segurança pública.

O governador ressaltou a importância da renovação e continuidade dos avanços na segurança pública. “Falei sobre a renovação e o processo de oxigenação da polícia, e é nisso que devemos focar. São servidores públicos que passam por cargos, deixam suas contribuições e se renovam constantemente. Minha expectativa é que possamos manter a firmeza no ambiente da segurança pública do estado, garantindo o enfrentamento de todas as formas de violência, com atenção especial ao combate ao crime organizado”.

O secretário Marcelo Werner também reforçou a confiança no novo delegado-geral, destacando os investimentos na estrutura da Polícia Civil e o compromisso com a modernização da corporação.

“Seguiremos com investimentos robustos nas quatro forças de segurança, e na Polícia Civil isso se reflete no fortalecimento da investigação, na busca pela responsabilização de lideranças criminosas, inclusive em outros estados da Federação, e nas operações que enfrentam, além das facções, a lavagem de dinheiro”, disse.

Em seu pronunciamento de despedida, a delegada Heloísa Brito agradeceu ao Governo do Estado pelo apoio recebido ao longo da gestão. “Agradeço ao governador pelo convite para integrar a equipe desde o início. Foi uma honra liderar a instituição nesses quatro anos. Muitas ações de valorização e fortalecimento foram implementadas, e tenho certeza de que ainda há muito a ser construído”, destacou.

Com trajetória marcada por especializações relevantes, Viana é formado em Políticas e Gestão em Segurança Pública pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), com MBA em Gerenciamento de Projetos pela Universidade Salvador (Unifacs). Ao assumir oficialmente o cargo, o delegado-geral André Viana reafirmou seu compromisso com a instituição e com a sociedade baiana.

“Tenho minha vida dedicada à Polícia Civil e acredito no poder do trabalho em equipe. É uma grande satisfação assumir essa missão. Desejo que nossa corporação se fortaleça ainda mais, garantindo respostas à criminalidade e promovendo uma polícia judiciária eficiente e comprometida com o povo baiano”, declarou.

 O cargo de delegada-geral adjunta agora é ocupado por Márcia Pereira dos Santos, que antes da posse era diretora do Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (DRACO) desde a reestruturação da Polícia Civil em 2023.


Com informações da Secom/GOVBA - Foto: Matheus Landim/GOVBA

Siga o Jornal do Sol no Instagram

 

LEIA TAMBÉM:

Confira a programação da Semana do Descobrimento em Porto Seguro

Partiu Estágio está com inscrições abertas para 5 mil vagas de nível superior

Operação Unum Corpus já prendeu mais de 3 mil suspeitos na Bahia

Secretaria divulga calendário de vacinação antirrábica na zona rural

Governo sanciona lei com novo piso salarial para professores da rede estadual