Entre os dias 14 e 17/03, dois eventos serão realizados pelos indígenas Pataxó de Santa Cruz Cabrália. O primeiro deles, que segue até o dia 16, é a 2ª edição da Assembleia das Mulheres Pataxó da Aldeia Juerana. Já o segundo é a Conferência Livre de Saúde Indígena, que será realizada dia 17/03.
Com extensa programação, a Assembleia terá discussão dos eixos de saúde, território e segurança; roda de conversa e troca de saberes e vivências com os anciãos e a juventude; noite cultural musical; discussão sobre a violência contra mulher, e dos eixos de educação, luta e enfrentamentos da mulher indígena, e autonomia e protagonismo das mulheres indígenas na contemporaneidade. O evento ainda terá Mangute e Ritual Awê.
Já no dia 17, é a vez da Conferência Livre de Saúde, que ocorre das 8h30 às 17h, no Colégio Estadual Indígena Coroa Vermelha. O objetivo do evento é garantir direitos e defender o SUS, a vida e a Democracia. Ambos os eventos tem apoio do Governo do Estado da Bahia, Prefeitura de Santa Cruz Cabrália e Prefeitura de Porto Seguro.
Escuta
Segundo o secretário de Assuntos Indígenas de Santa Cruz Cabrália, Juari Braz Bonfim, a assembleia de mulheres vem para fortalecer e apoiar a luta das mulheres indígenas em suas conquistas e no seu direito à educação, à saúde e outros, que muitas vezes não são ouvidos.
“Dessa forma podemos levar aos governos a fala da mulher indígena costureira, pescadora, agricultora, funcionária, dona de casa, da mulher-cacique, da mulher-liderança e presidente de associação. Na assembleia também terá espaço para que essas guerreiras Pataxó saibam seus direitos e deveres”, declara.
Já a Conferência de Saúde é organizada pelos conselhos de Saúde Indígena estadual e municipal e deve receber cerca de 400 indígenas de toda a região. “Ela servirá como uma escuta para os órgãos governamentais. Ela acontece em vários estados do Brasil e devemos contar com diversas lideranças, que terão a oportunidade de negociar melhorias para a população indígena, principalmente na Saúde, um direito que a gente tanto luta e vem construindo conquistando ao longo do tempo”, completa Juari.
Com informações e foto da Ascom Santa Cruz Cabrália
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Baiana de escola pública passa em 42 universidades federais
8° BPM sedia curso de condutores de cães policiais
Atletas de taekwondo de Cabrália ganham vaga na Seleção Baiana
SineBahia oferece ações de qualificação diversificada para mulheres em março
Cabrália marca presença no Fórum Panrotas, importante evento do turismo