Após reunião realizada na manhã de segunda-feira, 10/01/22, o Governo da Bahia decidiu reduzir para até 3 mil o número máximo de pessoas em eventos no estado, incluindo estádios de futebol. O novo decreto será publicado na edição de terça-feira, 11/01, do Diário Oficial do Estado (DOE), com validade até o dia 14/01.
“Passamos de 4 mil casos ativos; em dezembro, esse número estava próximo de 2 mil. Por isso, precisamos estabelecer novos parâmetros e novas restrições. Vamos ter que restringir, pois os números dispararam. O Brasil vive um novo surto e vamos ter que dar um passo atrás”, disse o governador Rui Costa.
“Estamos lidando com uma situação de pré-colapso nas emergências municipais, UPAs, postos de saúde e nas emergências dos hospitais estaduais. Estamos lidando com essa pandemia desde março de 2020 e ficou comprovado que toda vez que se restringe o contato, restringimos o contágio. E para quem organiza eventos, que passem a exigir o atestado de vacinação com maior rigor”, afirmou.
Além do número máximo de 3 mil pessoas, os eventos devem obedecer à regra de lotação máxima de 50% da capacidade de cada local. Serão mantidas no novo decreto as obrigatoriedades da comprovação de vacinação contra a Covid-19 e do uso de máscara pelo público e demais participantes dos eventos. Essa exigência se estenderá para bares e restaurantes que, a partir de agora, devem exigir dos clientes o comprovante de vacinação.
"É importante que todos ajudem, comerciantes, donos de bares e restaurantes, que exijam o uso de máscara e o comprovante de vacinação para entrada em seus estabelecimentos. Dessa forma, vocês estarão protegendo a saúde das pessoas e também os seus negócios, sua atividade econômica. Se todo mundo ajudar, a gente sai dessa situação rapidamente”, acrescentou o governador.
Participaram da reunião os secretários estaduais da Saúde, Tereza Paim, e da Casa Civil, Carlos Mello, e o procurador-geral do Estado, Paulo Moreno.
Com informações da Secom-BA - Foto: Elói Corrêa/Gov-BA
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Carga e descarga em Porto Seguro tem horários definidos
Bahia Pesca realiza curso online de carcinicultura
Brasil terá primeira vacina 100% nacional contra covid-19
Síndrome gripal: testes são rápidos e eficientes
Promotores são orientados a acompanhar cobertura vacinal nos municípios baianos