Decreto libera público em eventos esportivos na Bahia

Os centros esportivos, como os estádios de futebol, podem voltar a receber público, desde que limitada a ocupação a no máximo de 30% da capacidade do local, respeitando os protocolos sanitários, especialmente o distanciamento social e o uso de máscaras.

Essa é uma das principais alterações no decreto publicado no Diário Oficial pelo Governo da Bahia no sábado, 09/10, que atualiza as medidas de prevenção à covid-19 na Bahia. Porém, não será permitida a venda de bebidas alcóolicas.

A publicação mantém autorizados os eventos e as atividades com a presença de até 1,2 mil pessoas, incluindo aqueles com venda de ingressos, e detalha os requisitos para a realização de eventos esportivos profissionais com a presença de público.

Os torcedores devem comprovar que tomaram as duas doses da vacina contra covid-19 ou a dose única, mediante apresentação do documento de vacinação fornecido no momento da imunização ou do Certificado Covid, obtido por meio do aplicativo ‘Conecte SUS’, do Ministério da Saúde.

O decreto, válido até 19 de outubro, estabelece ainda o controle dos fluxos de entrada e saída nas dependências do local do evento esportivo e o contingenciamento de público nas regiões adjacentes de modo a evitar aglomerações.

Novo lote da Pfizer

Na quarta-feira, 13/10, os 417 municípios da Bahia vão receber mais uma remessa de imunizantes da Pfizer contra a Covid-19. Seguindo determinação do Ministério da Saúde, que reduziu o intervalo entre a primeira e a segunda dose do imunizante em todo país, em meados de setembro, a vacina passou a ser ministrada com o intervalo de 8 semanas e não mais com 12 semanas.

Com a mudança, é necessário estar atento quanto a antecipação do retorno aos postos de saúde para a conclusão do esquema vacinal. “É preciso destacar que essa mudança é válida somente para os que tinham o aprazamento de 12 semanas, e já tem cerca de 3 semanas que esse intervalo foi reduzido. Por exemplo, quem estiver com prazo de retorno até 10 de novembro, já pode procurar seus municípios a partir de agora para tomar a segunda dose”, destacou a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), Vânia Rebouças.


Fonte: Secretaria de Comunicação Social do Governo da Bahia

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Rede estadual retorna com aulas 100% presenciais

Porto Seguro apresenta retomada do destino com estande próprio na ABAV

Embarcação pega fogo e naufraga em Cabrália

Saúde e trânsito são destaques na sessão da Câmara

Estado convoca professores aprovados em seleção Reda