Hemoba lança campanha para reforçar baixo estoque do banco de sangue

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba), principal banco de sangue público do estado alertou para o estado crítico do estoque para os grupos sanguíneos A, B e O. Para incentivar a doação e aumentar a distribuição do material nas unidades de saúde, a instituição lançou uma campanha de Natal mobilizando doadores para os seus pontos de coleta em Salvador e no interior.

De acordo com  o diretor geral da Hemoba, Luiz Catto, a baixa nos estoques tem relação com o período festivo, férias escolares e viagens de final de ano. “É um período que a gente tende a se precaver e intensificar as campanhas de doação. Especificamente neste ano, em novembro, por causa da Copa, tivemos uma redução de cerca de 20% em relação ao mesmo mês do ano passado. Então, neste momento estamos com o estoque baixo e a demanda continua bastante grande, por isso, fazemos esse apelo pela doação para toda população”, revelou.

Costa do Descobrimento

Na Costa do Descobrimento, o Hemocentro Regional de Eunápolis (Hemoba) atende 8 municípios, segue na mesma situação. Segundo a enfermeira do Banco de Sangue Regional de Eunápolis, Patricia Maria de Araújo, o número de doadores diminuiu ainda mais nesse período do ano.

“Em dezembro com as festas de final de ano, o nosso estoque diminui bastante, pois além dos pacientes que já necessitam das transfusões, há a diminuição de doadores e o aumento de acidentes nas estradas. Por isso, nós pedimos a você, doador mais que especial, que compareça ao Hemocentro Regional de Eunápolis. Neste Natal, dê um presente ao próximo. Doe sangue, doe vida. A Família Hemoba aguarda você”, salienta

Para doar

Para doar é preciso estar em boas condições de saúde, estar alimentado e comparecer ao HemoBA com documento oficial com foto, onde é feita uma entrevista. Além disso é necessário ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos deve ser acompanhado pelos pais), pesar mais de  50 kilos e, caso possua tatuagem aguardar 12 meses para realizar a doação.

Medula

Durante a triagem, o doador também pode se cadastrar no banco nacional de doadores de medula óssea. Para o cadastro, é necessária a coleta de uma amostra de 5 ml de sangue, ter entre 18 e 35 anos de idade, estar em bom estado geral de saúde, não possuir doença infecciosa ou incapacitante e não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico.  Os dados pessoais do candidato à doação e os resultados dos testes serão armazenados no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) e processado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O Hemocentro Regional Eunápolis fica na Avenida Brilhante, s/n – Pequi. 


Com informações de HemoBa Foto: Reprodução

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Sesab abre processo Seletivo para residência em Saúde

Mais de 80 municípios baianos sofrem com as chuvas

Porto Seguro inicia verão com Turismo em alta

Natal Solidário é realizado na Praça do Sapoti

Obras em Porto Seguro recebem vistoria da gestão