A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) realiza, a partir de segunda-feira, 22/11, uma semana de atividades especiais em celebração ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, que é comemorado dia 25/11. As ações seguem até sábado, 27/11, nas diversas unidades da Hemoba em todo o estado, e contarão com coletas externas, horários diferenciados e atrações culturais para homenagear doadores e incentivar novas doações.
Com o tema ‘Heróis da vida real. Nosso superpoder tá no sangue!’, a nova campanha tem como objetivo prestar uma homenagem aos profissionais da saúde e aos doadores fidelizados que possibilitaram o pleno funcionamento das atividades da Hemoba durante a pandemia.
“A pandemia tem sido um período muito delicado para nós, momento em que os hemocentros de todo o país registram queda na coleta de bolsas de sangue. Entretanto, a empatia do povo baiano e o empenho e compromisso dos nossos profissionais têm garantido um estoque seguro para atendimento dos quase 40 mil pacientes cadastrados no ambulatório da Hemoba, além dos pacientes transfundidos nas mais de 350 unidades de saúde da rede pública estadual. Esse é um momento de agradecer e parabenizar esses verdadeiros heróis que nos ajudam na missão de salvar vidas”, pontua Fernando Araújo, diretor-geral da Hemoba.
Mobilização nacional
Durante a Semana do Doador Voluntário de Sangue, a Hemoba também participa de mais uma edição da campanha nacional ‘Hemocentros Unidos’, que reúne os hemocentros públicos do Brasil em um trabalho coletivo de conscientização e apoio à doação voluntária de sangue.
Na Bahia o padrinho da campanha é o cantor Xanddy (Harmonia do Samba). Outros participantes da campanha conjunta por meio das redes sociais são os hemocentros públicos das seguintes unidades da Federação: Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo (capital e Ribeirão Preto).
Coletas itinerantes na capital
Ainda como parte da iniciativa, a unidade móvel de coleta da Hemoba ficará estacionada no Hospital das Clínicas (HUPES), no bairro do Canela, recebendo candidatos à doação de sangue e cadastro de medula óssea em horário especial, das 8h às 17h, de terça-feira (23/11) a sexta-feira (26/11). Nos postos do Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping os atendimentos acontecem de segunda (22/11) a sábado (27/11) das 9 h às 18h.
Estão aptos para fazer a doação todas as pessoas com idade entre 18 e 69 anos, que pesem no mínimo 50 quilos, estejam em boas condições de saúde e não tenham passado por parto ou cirurgia, pelo menos, nos três meses que antecedem a doação. Para homens, o limite máximo é de doação quatro vezes por ano e, para mulheres, três vezes.
Atendimentos no Extremo Sul
Hemocentro Regional do Extremo Sul - Eunápolis, na avenida Brilhante, s/nº - Pequi
Atendimento: 22 a 26 - 8h às 12h e 14h às 18h
Hemoba - Teixeira de Freitas, na rua Massanori Nagao, 355, Centro
Atendimento: 22 e 25/11 - 7h às 11h30 e 13h às 17h ; 23, 24 e 26, das 7h às 11h30
Os endereços e horários dos postos fixos de coleta na capital e interior do estado e a programação completa do evento podem ser acessados no site da Hemoba. A Semana Nacional do Doador de Sangue está sendo organizada com a colaboração de parceiros institucionais e privados.
Com informações da Ascom Hemoba
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Band Verão Nordeste grava em Porto Seguro com artistas locais
Decreto baiano exige vacinação de servidores e empregados públicos
TRE e MPF exigem comprovação de vacina para atendimento presencial