Em coletiva de imprensa, na segunda-feira, dia 28 de novembro, o Governador da Bahia Rui Costa assinalou o retorno do uso de máscaras, como uma das medidas para tentar impedir o avanço da contaminação por Covid-19 na Bahia. Além disso, Rui Costa reforçou o pedido para que os baianos completem o ciclo vacinal.
“Estamos avaliando a volta do uso obrigatório de máscaras em alguns ambientes. Vamos olhar os números mais recentes, mas o quadro preocupa porque são diversas variantes circulando, diferente do que foi no passado, quando havia apenas uma variante predominante. A situação é ainda mais grave em pessoas não vacinadas e idosas, que tem sido a maior demanda das UTIs”, pontuou, incluindo que não tem registro de nenhum problema adverso e portanto não justifica a resistência.
Subvariante
Após o aumento de casos de covid-19 na Bahia, uma nova subvariante da Ômicron foi identificada circulando entre os baianos em pelo menos 11 cidades do estado, segundo o Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA).
De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, a linhagem BQ.1 foi identificada em 41 das 128 amostras coletadas entre os meses de outubro e novembro, nos municípios de Salvador, Candeias, Conceição do Coité, Dias D’Ávila, Euclides da Cunha, Ilhéus, Lauro de Freitas, Mairi, Porto Seguro, Ruy Barbosa, São Sebastião do Passé e Simões Filho. Ainda segundo o órgão, os casos de Covid-19 aumentaram nestes municípios.
De acordo com a Secretária da Saúde do Estado, Adélia Pinheiro, cerca de 7,8 milhões de baianos com a vacinação pendente. Deste total, um milhão sequer tomou a primeira dose.
Desde o início da pandemia, a Bahia já registrou 1.714.647 pessoas infectadas pelo vírus da Covid-19. Do total, 30.826 não resistiram à doença no estado. Na capital baiana, 274.785 pessoas testaram positivo e 8.469 vieram a óbito. Atualmente, 4786 casos se encontram ativo em toda a Bahia.
Com informações da Ascom Gov BA Foto: Tânia Rêgo/ EBC
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Pirenópolis (GO) lança Planejamento Municipal de Turismo com consultoria Lab Turismo
Moradores do Mercado do Povo pedem socorro
Alunos do CETEP realizam visita técnica no Resort La Torre
Denominação de ruas do Alto do Vilas e Dia da Superação são aprovados em votação
Elas Inspiram encabeçam campanha para ajudar Beatriz, mulher agredida pelo esposo em Arraial d’Ajuda