Veracel implanta sistema automatizado para otimizar processos de cargas

 

Da linha de produção até o terminal marítimo, o processo de cargas do celulose requer várias etapas e conferências. Por conta disso, a Veracel inovou implantando um sistema automatizado para a cadeia logística. Por meio de câmeras com leitura automática das cargas na produção e no embarque, a empresa atimiza, dessa forma, a checagem que antes era feita de forma manual.

A adoção do sistema RFID, uma tecnologia de radiofrequência para identificar, contar e rastrear produtos, permite, inclusive, a liberação automática dos caminhões nas portarias, auxilia inclusive o direcionamento do veículo dentro do terminal, evitando manobras desnecessárias. Além disso, o sistema pode ser utilizado ainda em sua versão mobile, o que elimina a necessidade dos computadores de bordo nas empilhadeiras e reduz de custos para a empresa.

Estratégia

Segundo Marlon Santos Sousa, coordenador de Logística da Veracel, essa automatização do processo da logística de celulose está diretamente ligada à estratégia de inovação da Veracel e veio para modernizar completamente nosso trajeto da celulose, trazendo muito mais agilidade e ainda otimizando o tempo das equipes. “Agora as equipes podem se dedicar a atividades mais complexas, enquanto as operacionais são cobertas pela tecnologia de automação”, destacou.

Construída junto com o parceiro Conceitto Industrial, especializado em soluções em automação para indústrias, o projeto foi criado pela empresa após a realização de benchmarkings com companhias de outros setores, ressaltou o gerente de Tecnologia da Informação da Veracel, Romulo Roberto Andronhuc.

“A ferramenta foi pensada de forma customizada para as necessidades da Veracel e, além de todos os ganhos de eficiência gerados por sua implementação, a inovação ainda passou a oferecer dashboards completos e atualizados sobre a cadeia logística da operação, sempre à disposição das equipes”, revelou. Como próximas etapas, as equipes do projeto estimam otimizar cada vez mais o processo para que, no futuro, seja possível um processo 100% automatizado.


Com informações da Veracel Celulose Foto: Divulgação

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Espetáculo ‘ O Amor que Sinto’ é apresentado no Sesc Porto Seguro

Senac recebe Circuito Empresarial 2022, com palestra ‘As Vendas Não Podem Parar’

Fundo Municipal de Turismo terá repasse de tributos em Cabrália

Novas pontes são construídas pela prefeitura

Cirurgias eletivas voltam a ser realizadas em Cabrália