A partir da necessidade de fortalecer o posicionamento turístico do Brasil no mercado internacional, três especialistas em turismo, marketing e tecnologia idealizaram o projeto Inspira Mundi. O foco é capacitar gestores públicos e empreendedores do setor para ampliar suas presenças globais.
Richard Alves é diretor da Lab Turismo Consultoria, referência em soluções para o desenvolvimento do setor turístico; Thiago Akira é autoridade em marketing turístico e Daniel Turbox é perito em tecnologia e inovação.
Juntos, eles participam ativamente de grandes feiras internacionais de turismo, promovendo imersões para compartilhar insights (percepções) estratégicos e práticos com o mercado brasileiro. Desmitificando, inclusive, a ideia de que o turismo internacional é distante e inacessível.
De acordo com Richard Alves, “o Inspira Mundi é uma contribuição para a internacionalização do turismo brasileiro. Nosso objetivo é qualificar gestores e empreendedores, aproximando-os das principais inovações globais e fortalecendo a posição do Brasil no setor”.
A iniciativa divulga boas práticas mundiais e estimula gestores para maior presença dos destinos nacionais no mercado internacional. O objetivo é garantir uma participação mais qualificada e assertiva nos principais mercados mundiais de turismo.
Eles geram conteúdos em tempo real por meio de transmissões ao vivo e materiais digitais, oferecendo um olhar exclusivo sobre tendências emergentes, novas tecnologias, inovações em marketing turístico e estratégias de gestão de destinos.
O projeto esteve presente em duas grandes feiras internacionais: a FITUR Madrid, um dos principais encontros globais para a promoção de destinos, produtos e serviços turísticos; e a BTL Portugal, evento estratégico para a geração de negócios e parcerias na Europa.
Conexões globais
Nos próximos meses, o Inspira Mundi continuará sua atuação na WTM São Paulo, maior feira de turismo da América Latina; na WTM Londres, um dos eventos mais relevantes do setor a nível mundial; e na FIT Buenos Aires, que se destaca na promoção do turismo na América Latina.
"Minha análise comparativa em feiras internacionais identificou três fatores de sucesso: integração digital-presencial, narrativas autênticas e estratégias de nicho”, diz Thiago Akira. “Segundo o Fórum Econômico Mundial, destinos com storytelling (arte de contar histórias de forma envolvente ) consistente crescem 37% mais que concorrentes. No Inspira Mundi, traduzimos estas práticas para o trade brasileiro, adaptando técnicas bem-sucedidas globais focadas na experiência do viajante”.
Além da cobertura digital, o projeto promove workshops presenciais em destinos brasileiros. Cada evento é estruturado em torno de nove grandes tendências, sendo três abordadas por cada especialista: Richard Alves foca na gestão de destinos; Thiago Akira em marketing digital no turismo; e Daniel Turbox em tecnologia, automação e inteligência artificial aplicadas ao setor.
"No Inspira Mundi, conectamos o Brasil às inovações globais do turismo. IA, automação e tecnologia são essenciais para o setor, e levamos esses insights das maiores feiras internacionais para workshops presenciais, garantindo que gestores e empreendedores tenham acesso às estratégias que estão moldando o futuro”, explica Daniel Turbox.
Lab Turismo
A Lab Turismo Consultoria, fundada em 2012, tem o propósito de fortalecer e transformar o turismo nacional por meio da gestão estratégica e inovação. Há 13 anos, a empresa passou por evoluções e, em 2019, se consolidou como referência em consultoria no segmento turístico.
Especializada em apoiar destinos, representantes do setor e entidades turísticas, a empresa oferece soluções personalizadas para aprimorar a gestão, desenvolver produtos diferenciados e criar estratégias eficazes de posicionamento no mercado.
Com ferramentas como o MAPTUR (plataforma de planejamento e monitoramento) e MENTURIS (Mentoria Estratégica em Turismo), a empresa impulsiona a competitividade e sustentabilidade do setor, ajudando a otimizar recursos, melhorar a experiência dos visitantes e gerar melhores resultados.
Com informações de Nadine Alves - Foto: divulgação Lab Turismo. Legenda: Richard Alves (diretor da Lab Turismo Consultoria), Thiago Akira (autoridade em marketing turístico) e Daniel Turbox(especialista em tecnologia e inovação)
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Projeto que beneficia mães em hospital de Porto Seguro completa 10 anos
Hospital Municipal de Arraial d’Ajuda retoma cirurgias eletivas
Estado cria grupo de trabalho para tratar dos conflitos agrários no Extremo Sul
Bahia realiza em agosto Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa