Na quinta-feira, 20/01, o Governo da Bahia anunciou novo limite de público para eventos no Estado: 1.500 pessoas. O decreto que reduz pela metade o público da determinação anterior, será publicado na sexta, 21/01, no Diário Oficial. Permanece a regra de ocupação de 50% do limite de público dos espaços de eventos.
A medida foi tomada devido ao aumento no número de casos ativos da Covid-19. O governador Rui Costa também alertou sobre os casos ativos subnotificados. "Infelizmente, os números continuam subindo no Brasil, continuam subindo na Bahia. Ontem à tarde chegamos a 13.262 casos ativos, e a 363 pessoas internadas em UTIs. As cidades estão testando menos o que nos leva a crer que esse número de 13 mil ainda está subnotificado, e devemos ter um número muito acima de contaminados”, revelou.
Detenção
No dia 10/01, o governo baiano, após reunião com os secretários de Segurança e Cultura, baixou o decreto nº 21.027, que dispõe de, entre outros pontos para o enfrentamento do Covid-19, a exigência de um comprovante vacinal para entrada nos espaços públicos, inclusive os culturais. Já em casos de desrespeito à força policial e àqueles que se contraporem ao uso da máscara, o poder executivo designou equipes da Polícia Militar e da Polícia Civil, que poderão, inclusive, ser encaminhados à delegacia.
Ataque hacker
A Secretaria da Segurança Pública (SSP), por meio da Polícia Civil e com o apoio da Superintendência de Inteligência, informou que já iniciou as investigações sobre o ataque a 21 sites institucionais do Governo do Estado, ocorrido na quinta-feira, 20/01. Os harckers atuaram redirecionando a página inicial (home) desses canais para outro site, com ataques ao Executivo baiano.
De acordo com a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb), não houve alteração da estrutura interna dos sites das secretarias, órgãos e empresas estaduais, que permanecem preservados. Também não foi diagnosticado acesso, vazamento ou apagamento de dados públicos. Técnicos da Prodeb, onde ficam hospedados os sites institucionais do Governo do Estado, também atuam para identificar a origem do ataque e solucionar o problema com a maior brevidade possível. Os sites atacados foram temporariamente desativados e serão reativados ao longo do dia.
Com informações da Ascom Gov Ba Foto: Reprodução
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Empresários e trabalhadores das balsas fecham acordo salarial
BR-489 recebe serviços emergenciais entre Prado e Itamaraju
Após um ano de vacinação, Bahia já aplicou mais de 21 milhões de doses