A contratação e a qualificação de novos profissionais para promover agilidade nos serviços, segurança e conforto às pessoas com deficiência (PCD), no Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) já é uma realidade. Desde agosto desse ano, 12 profissionais– entre médicos e banca examinadora atuam na autarquia e, nos dias 03 e 04 de setembro, uma parceria com a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), capacitou os profissionais que atuarão com PCD.
Por conta disso, o Detran-BA cria condições de atender cerca de 300 pessoas/mês e faz do órgão baiano uma referência no País. O presidente da Abramet, Antônio Meira, parabenizou a iniciativa de aumentar os especialistas da junta médica, que passam a contar com seis equipes - entre médicos e auxiliares - e realizar essa qualificação. “A avaliação médica da pessoa com mobilidade reduzida requer conhecimento técnico e prático de médicos do tráfego. A população contará com profissionais qualificados e preparados para atuar na inclusão social das pessoas com deficiência, possibilitando a habilitação com segurança desses condutores em veículos apropriados”, afirmou.
Teoria e Prática
No treinamento, foram apresentadas metodologias e procedimentos regulamentados pela Abramet e que visam a atuação do médico de tráfego no processo de habilitação dos candidatos com deficiência física (mobilidade reduzida), em conformidade com as resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
A capacitação também contou com atividades práticas com veículos adaptados. A formação foi ministrada pelo professor Dirceu Diniz, reconhecido especialista em mobilidade motorizada das pessoas com deficiência.
Com informações e foto: Detran - BA
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Metaverso é uma das apostas da Festa do Taípe
Conojaf manifesta repúdio a ataques à categoria com Carta do Arraial d’Ajuda
Lideranças comemoram resultados do Congresso Nacional dos Gestores
Ibama abre concurso para Porto Seguro
Bahia tem redução de 11,4% nos crimes violentos, aponta SSP