Obras da nova estrada BA-658 entram na reta final

A obras da nova BA-658, fruto de uma parceria entre o Governo da Bahia e a Veracel Celulose, já estão 88% prontas e devem ser concluídas este ano. A estrada terá 25 quilômetros de extensão, conectando as rodovias estaduais BA-275 e BA-982, e inclui uma ponte de 360 m de comprimento e 9,60 m de largura sobre o Rio Jequitinhonha.

A construção começou em 2021 e representa um investimento de R$ 100 milhões. Atualmente, em toda a região, existe uma única ponte sobre o Jequitinhonha, na BR-101. A estrada deve beneficiar o escoamento da produção e o acesso a várias cidades.

‘Seu’ Vivaldo, morador de Tuiuti, celebra a facilidade de deslocamento que a obra trará para realizar suas costumeiras idas a Eunápolis. “Vai ficar bom para a gente ir para Eunápolis, bem mais perto”, diz. “Antes, a gente dava uma volta muito grande.”

A Veracel ficou responsável pela construção da rodovia, que será doada para uso público. “Entregaremos um projeto estruturante, com valor compartilhado para toda a região, o que é motivo de grande orgulho para a Veracel”, comenta Pedro Cardoso, assessor de Relações Institucionais da empresa.

A BA-658 vai reduzir em 56 quilômetros a distância entre a base florestal da Veracel - suas áreas de plantação de eucalipto, localizadas ao norte do Rio Jequitinhonha - e a fábrica de celulose da empresa, no município de Eunápolis. Isso se traduz na diminuição de até 25 viagens de carretas de madeira por dia realizadas pela companhia nas estradas da região.

Focos ambiental e social

A Veracel adotou uma série de processos de proteção ambiental e de cunho social durante as obras. Foram realizadas 47 palestras sobre temas ambientais, com a participação de 1.983 trabalhadores que atuaram na obra, além de seis palestras para moradores das comunidades locais, com um público total de 168 pessoas.

Com o apoio de profissionais especializados, a Veracel ofereceu orientação aos trabalhadores e às pessoas da vizinhança para a necessidade de cuidado com os animais durante as obras e também sobre outros temas de preservação ambiental. Um dos resultados foi o resgate e soltura em ambiente seguro de 35 animais.

A empresa também focou no reaproveitamento dos recursos. A partir da comercialização da sucata metálica da obra, foi possível adquirir 14 cadeiras de rodas, que foram doadas. Um total de 456 m³ de solo orgânico (resíduos das obras) foi reaproveitado. E, para compensar a área necessária para construir a estrada, 255.200 m² foram destinados à preservação de mata nativa.


Fonte: Fleishman - Foto: divulgação Veracel

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