Estado tem redução de 18% em crimes violentos em janeiro

Dados estatísticos da Polícia Civil do Estado da Bahia apresentados na coletiva de imprensa no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, na terça-feira, dia 6, revelaram redução de 18% nos crimes violentos letais e intencionais em janeiro, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Segundo a estatística, com resultado de um trabalho conjunto entre as Polícias Civil (PC) e Militar (PM), os homicídios tiveram uma queda de 15,3%, saindo de 425 para 360. O feminicídio foi reduzido pela metade, com quatro casos. As lesões corporais foram 13 casos, em 2023, e caiu para duas, em 2024. O latrocínio teve três ocorrências a menos, saindo de cinco para dois.

Crimes contra o patrimônio, não foram registrados, os roubos de veículos tiveram uma diminuição de quase 14%, com 952 registros, 154 a menos que no ano anterior e furto de veículos também teve redução, com 511 ocorrências contra 632, (-19,1%). Os assaltos a ônibus tiveram 24 casos a menos, passando de 57 para 33.

Produtividade

Já a produtividade policial apresentou crescimento. Em 2024, foram efetuadas 1.563 prisões contra 1,474 do ano anterior. Uma média de 50 prisões por dia. Também foram localizados quatro líderes de facções, apreendidas 496 armas, dez fuzis, 244 quilos de drogas, destruídos 35 mil pés de maconha, um laboratório foi desarticulado e 59 foragidos da Justiça foram localizados pelas câmeras de reconhecimento facial.

O Departamento de Polícia Técnica produziu 3200 laudos periciais, um aumento de 12%. Para isso, são utilizados laboratório de balística para identificação, microcomparação de projéteis e equipamentos para identificação de drogas, desde as mais comuns, como maconha e cocaína, até as sintéticas, como comprimidos e ecstasy.

A intenção das forças de segurança é de que haja maior redução nesses índices, destacando o trabalho pioneiro da Bahia ao interligar a segurança com o sistema do Tribunal de Justiça, o que vai proporcionar mais agilidade ao processo.

Carnaval

De acordo com o Secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, o carnaval também contará com inovações e auxílio tecnológico, com câmeras que estão com um algoritmo de contagem de pessoas, o sistema de rádio novo, sendo utilizado nos dois circuitos para fazer uma comunicação rápida com as pessoas. “Os trios vão estar com GPS da Segurança Pública para poder fazer o monitoramento do circuito. Além disso, serão distribuídos 42 cães da Polícia Militar nos portais de abordagem dos circuitos”, revelou.


Com informações da SSP/BA fotos Jorge Cordeiro SSP/BA

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Hemoba faz campanha de doação de sangue no Carnaval

Adab realiza concurso público com 160 vagas

ASVALE - Edital de Convocação AGE

Veja a programação dos blocos de rua no Carnaval de Cabrália

Concurso Nacional Unificado recebe inscrições até 9 de fevereiro