Anac intima ITA a dar assistência aos passageiros

A empresa Itapemirim Transportes Aéreos foi intimada oficialmente pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a cumprir medidas para assistência aos passageiros que adquiriram bilhetes aéreos da companhia. A Ita deve prestar também à Agência informações atualizadas sobre as ações previstas para honrar os bilhetes vendidos e a realocação dos seus clientes em outros voos. Devido a uma crise financeira, a empresa suspendeu na sexta, 17/12, todos os seus voos no país. Horas depois, a Anac cassou o a autorização para a empresa voar.

Segundo a Anac, os passageiros devem contatar a Itapemirim para realocações e não comparecerem aos aeroportos antes de obter um novo bilhete aéreo válido. Outra recomendação é de que a Ita priorize a reacomodação de menores desacompanhados e os passageiros com necessidade especial, que estavam em processo de deslocamento na noite de sexta-feira, 17/12 e na manhã de sábado, 18/12.

A Anac ainda aconselhou a adoção de uma série de providências no atendimento aos passageiros, como a ‘imediata suspensão da comercialização de passagens aéreas; imediata, ostensiva e ampla informação em seu site e em todos os canais de comunicação sobre a suspensão de suas operações; comunicação aos passageiros de forma individualizada com orientação para que não se dirijam desnecessariamente aos aeroportos; e a disponibilização de amplos canais de atendimento ativo e receptivo aos passageiros afetados’.

Já em relação aos passageiros, a Anac recomendou o não-comparecimento aos aeroportos antes de contatar a empresa aérea. A Itapemirim disponibilizou canais de atendimento aos usuários pelo e-mail falecomaita@voeita.com.br e pelo chat disponível no site da empresa. A Anac orienta que os passageiros também recorram à plataforma consumidor.gov.br. Apesar de informar que também teria atendimento presencial, até o momento este serviço não é realizado.

A Ita possuía mais de 400 funcionários e cerca de 30 voos diários, o que pode impactar mais de 80 mil passageiros (45 mil somente com duas grandes empresas do mercado). Empresa como a CVC Corp, Gol e BeFly já realizam mutirões para atender seus clientes Ita.

A CVC Corp criou uma central de crise para resolver o problema de seus passageiros que iriam embarcar com a Ita, fretando duas aeronaves da Gol para os voos São Paulo-Maceió e Brasília-Aracaju.


Foto: reprodução

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