Depois de vários dias de estiagem, o Rio dos Frades teve uma significativa baixa das águas. Segundo Ibaica Pereira, morador da região que realiza a travessia das pessoas com embarcação aquática no Rio dos Frades, se o tempo continuar firme, até a próxima semana, a estrada deve estar liberada.
“O rio acabou baixando bastante e de forma rápida, mas a estrada ainda não tem condições para passagem. Além disso, por conta da força das águas, muitos techos tem buracos, que terão que receber reparos, mas acredito que até segunda-feira, o trecho alagado não exista mais”, informou.
Ribeirinhos
Com a volta da normalidade do Rio dos Frades, diversos moradores locais estão retornando às suas casas, para avaliar o que sobrou e os prejuízos e também limpar seus lares. Diversos vídeos circulam pela web e mostram as dificuldades enfrentadas por quem teve de deixar sua casa para se proteger das enchentes.
Em um deles, um homem desabafa, mostrando a casa onde sua mãe estava, quando houve a cheia do rio. Ainda com água pouco abaixo do joelho, o homem demonstra que a casa fica há vários metros do rio. “Não teve ninguém para socorrer ela. A água chegou de noite e, se não fosse esperta, a água tinha levado ela”, finalizou.
Fotos: Reprodução WhatsApp
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Ações solidárias ajudam reconstrução nas localidades afetadas
Veracel realiza ações de apoio a comunidades impactadas pelas chuvas
Caso Nayra: comunidade de Caraíva cobra justiça
Sobe para 51, o número de municípios em situação de emergência na Bahia