O ciclone que castigou o Extremo Sul da Bahia deixou diversas localidades inundadas e isoladas desde o início das tempestades, na terça-feira, 07/12. Rios trasbordaram interrompendo rodovias por toda a região. No Domingo, 12/12, foi a vez do Rio dos Frades, que corta o Vale dos Búfalos, subir seu nível e fechar a estrada que liga Trancoso a Caraíva. Na segunda, 13/12, toda a planície ficou submersa.
Videos e fotos feitos por populares mostram a água tomando o vale e o esforço de pessoas e veículos tentando atravessar a enxurrada. Há relatos de motos que foram arrastadas e ao menos um veículo foi abandonado boiando no rio dos Frades. A única maneira de atravessar o local hoje é com embarcações. Populares descrevem como uma das maiores cheias da história do Vale dos Búfalos.
O acesso a Juacema, Espelho, Caraíva e todas as localidades ao Sul de Trancoso só pode ser feito por veículos indo até Itabela, num desvio de cerca de 180 Km, com 40 Km de estrada de terra. É por onde empresários das localidades afetadas esperam conseguir suprimentos e fazer o transfer de turistas e moradores. Eles sugerem àqueles que têm reservas para os próximos dias entrar em contato com suas hospedagens e alinhar a melhor forma de chegada.
Mas todos já contabilizam que os prejuízos são incalculáveis para aquela região, conhecida por atrair turistas e celebridades de alto poder aquisitivo. Agravo também para os moradores e empreendedores, e para o turismo rural, que teve início este ano na localidade.
O Rio dos Frades tem início a 115 Km entre as serras da Vista Alegre e do Pião Dourado, em Guaratinga onde é chamado de Córrego dos Frades.
Fotos: Reprodução de WhasApp
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Jornalistas são agredidos em Itamaraju
Chuvas e caos: Bolsonaro visita cidades do Extremo Sul
BA: Governo autoriza repasse de R$ 700 mil para municípios em situação de emergência
Acumulado de chuvas ultrapassa médias históricas