Mais duas baleias mortas encalham em praias do Arraial d’Ajuda

Um filhote de baleia e uma outra adulta, ambos da espécie Jubarte foram encontrados mortos nas areias de Arraial d’Ajuda. A causa da morte ainda é desconhecida. O filhote de aproximadamente 4 m foi encontrado na Praia de Pitinga, no sábado, 27/08, enquanto o animal adulto, com cerca de 12 m, encalhou na praia da Lagoa Azul, na segunda, 29.

Apesar de, entre julho e agosto, ter havido um número grande de encalhes - foram 3 em Cabrália (Guaiú, Santo Antonio e Coroa Alta), em Prado, 2 e em Arraial d’Ajuda 2, a bióloga marinha do Instituto Baleia Jubarte, Maíta Moura, revelou que o número está dentro da normalidade.

“No ano passado, tivemos um número muito mais alto e completamente discrepante em relação a todos os outros anos de análise. Em relação a esse ano na Bahia, até o momento temos 25 encalhes e o mês de agosto é um mês realmente há maior registro , até porque é o momento onde temos mais filhotes e o ápice da permanência destes cetáceos na Bahia. Em relação ao Brasil, foram registrados 57 encalhes com predominância na Bahia que é o local ‘escolhido’ como área de reprodução das baleias Jubarte”, informou a bióloga, que ressaltou os dados da equipe de encalhe do Projeto Baleia Jubarte.

A bióloga marinha do Projeto Coral Vivo e que também realiza expedições para o avistamento de baleias, Thaïs Melo, concorda com Maíta e ressalta que em suas incursões mar adentro tem observado um número muito maior de baleias e muitos filhotes.

Felino

Nesta segunda-feira também foi encontrado um filhote de gato maracajá, supostamente atropelado na BA-001, em Trancoso. No vídeo, divulgado amplamente via redes sociais, um homem explica que estavam passando pelo local e pararam para observar o que achavam inclusive que era um gato, mas para surpresa dele e de um outro casal que também parou para ver a situação. O homem cita o animal como onça pintada e até ressalta dizendo ‘a gente acha que não tem onça-pintada em Trancoso’. No entanto se tratava de outro felino: o gato-maracajá.

Também conhecido como gato-do-mato, gato-peludo ou maracajá-peludo é um pequeno felino nativo da América Central e América do Sul. Tem hábitos noturnos e é um animal solitário e exímio escalador.

A espécie se encontra listada como "quase ameaçada" pela IUCN, por sua ampla distribuição geográfica, sendo encontrada desde a zona costeira do México até o norte do Uruguai e Argentina e em todo o Brasil. Na Bahia, a espécie já se encontra na lista vermelha (ameaçado de extinção). O local onde a espécie foi encontrada faz parte do corredor entre a RPPN e o Parque Nacional.


 Fotos: Divulgação

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Homem é encontrado morto na Praia do Apaga Fogo

Barracas com risco de desabamento na Coroa Vermelha são interditadas

Câmara aprova reajuste de salário de agentes de saúde e endemias

Coral Vivo lança guia para quem gosta de natureza

Manchas de óleo reaparecem em praias do Arraial d’Ajuda