Bahia registra mais de 100 focos de incêndios florestais em 48 horas

A Bahia registrou 107 focos de incêndios florestais nas últimas 48 horas, de acordo com dados do Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Apenas neste mês, o estado registrou 897 ocorrências.

Desde segunda-feira, 20/11, um grupo de 35 bombeiros militares e duas aeronaves estão em Porto Seguro para ampliar o suporte no combate aos incêndios que atingem o Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal.

Até a tarde de terça-feira, 21/11, 500 hectares de mata já haviam sido consumidos pelo fogo. O combate aos incêndios conta com a mobilização da Secretaria do Meio Ambiente, do Corpo de Bombeiros, do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e brigadistas.

Localizado no extremo sul da Bahia, o Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal é o único do país a ter esta classificação. Abrange a primeira porção de terra do Brasil avistada pelos colonizadores portugueses, além de abrigar uma grande diversidade de animais e plantas.

Base Florestal Sul

Na quarta-feira, 22/11, mais 50 bombeiros militares e 10 viaturas foram encaminhados para dar apoio ao combate e prevenção aos incêndios florestais na Base Florestal Sul. Atualmente, a região também sofre com focos de incêndio que atingem Prado, Itamaraju e Mucuri.

A Operação Florestal 2023 acontece através do Programa Bahia Sem Fogo, da Secretaria estadual de Meio Ambiente (Sema), que dá apoio às ações também com aeronaves modelo Air Tractor.

Além dos bombeiros, os combates podem contar com o apoio de helicóptero do Graer, da PMBA, e de brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e brigadistas voluntários dos municípios próximos às regiões atingidas.


Com informações e fotos do Inpe e Secom Gov/BA

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Porto Seguro terá representante oficial na COP 28 em Dubai

Cidades do Extremo Sul recebem projeto de prevenção a desastres naturais

Defeso: pesca e comercialização da lagosta estão proibidos até abril/24

Decreto altera regras para circulação de veículos pesados no Litoral Sul

Estudante do Evolução vence desafio nacional e vai participar da COP 28