Segundo estatísticas da Justiça Eleitoral, até maio de 2021, a Bahia possuía 963.402 eleitores filiados. Das 34 legendas registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Partido dos Trabalhadores (PT) é o que tem mais filiados: 85.816. Em seguida, estão o Democratas (DEM), com 81.148 pessoas, e o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), com 78.348 integrantes.
De acordo com a Lei das Eleições (Lei n° 9.504/1997), a filiação partidária é pré-requisito para quem pretende se candidatar ao pleito de 2022 e o prazo final é de seis meses antes das votações. Para se filiar, é necessário ter direitos políticos positivos, ou seja, estar em situação de poder votar e ser votado, direta ou representativamente, de forma livre e democrática.
Eleitos
No Brasil, voto é elegível para maiores de 16 anos. Já para serem votados é necessário ser brasileiro, alfabetizado, eleitor no país e com idade mínima para o cargo para o qual pretende concorrer, além de possuir domicílio eleitoral em sua circunscrição.
As regras de filiação seguem o estatuto de cada partido. Para se inscrever, é necessário acessar o site da legenda partidária e preencher o formulário com os documentos solicitados.
Com informações da Justiça Eleitoral da Bahia. (Foto: Reprodução)
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Porto Seguro terá reconhecimento facial e de placas ainda este ano
Limpando o nome do senador na praça
Comunidade de Arraial d´Ajuda se mobiliza pela revitalização da Lagoa Azul
Cabrália comemora 188 anos de emancipação com entrega de obras
IFBA lança edital para compra de produtos de agricultura familiar