Crianças e jovens menores de 15 anos precisam atualizar a vacinação

Até o dia 29 de outubro está sendo realizada a Campanha Nacional de Multivacinação. Todos as crianças e jovens menores de 15 anos devem atualizar a carteira de vacinação. As vacinas são gratuitas e estão disponíveis em todos os 45 mil postos de saúde do país.

Esse ano não haverá o Dia D da campanha conta a paralisia infantil. E estão sendo disponibilizadas 18 tipos de vacinas que protegem de doenças graves como poliomielite, sarampo, catapora e caxumba. O objetivo da multivacinação é aumentar a cobertura vacinal, que vem diminuindo nos últimos anos.

Instituições como o Rotary participam ativamente das campanhas de vacinação. Uma dos grandes programas mundiais do Rotary é erradicar a poliomielite no mundo. “Pais, sejam responsáveis: levem seus filhos para vacinar” é o mote das peças que o Rotary Club de Poro Seguro criou para incentivar a multivacinação. Como muitas doenças foram erradicadas no Brasil, houve um relaxamento por parte dos pais em relação à vacinação das crianças.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil registrou índices de vacinação acima de 90% por décadas. No entanto, nos últimos anos, baixou para cerca de 60%. Doenças como o sarampo, por exemplo, voltaram a registrar casos, o que tirou do Brasil a condição de país livre dessa moléstia pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Vacinas disponíveis nos postos

Para crianças: BCG, Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, rubéola, caxumba), Tetraviral (Sarampo, rubéola, caxumba, varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Para adolescentes: HPV, dT (dupla adulto), contra febre amarela, Tríplice Viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).


Com informações da Secretaria de Saúde de Porto Seguro e Ministério da Saúde

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Estudo comprova ligação entre felicidade e bem-estar

Falta de hemodiálise na cidade aumenta sofrimento de pacientes

Saúde e trânsito são destaques na sessão da Câmara

Ministério da Saúde lança campanha de incentivo à doação de órgãos

UBS tem atendimento a mulheres aos sábados em Porto Seguro