Qual o melhor horário para postagens no Instagram? Especialista explica

Compreender quais são os melhores horários para fazer uma postagem no Instagram é uma ótima estratégia para aumentar o engajamento de suas publicações na rede social. Mas, afinal, existe hora certa? A especialista em vendas através das redes sociais, Camila Silveira, conta que essa é uma das perguntas que mais recebe. Mas ela não tem uma resposta que vale para todos.

"A grande realidade é que está diretamente ligado ao comportamento de cada nicho e do que eu busco do público que quero atingir. O empreendedor precisa deixar de pensar no momento em que ele está desesperado para vender; e focar completamente em responder qual é o horário que o cliente está totalmente voltado a consumir o produto ou serviço que oferece", explica.

Camila Silveira, especialista em vendas através das redes sociais

 

A autora do livro “Planner”, que ensina o passo a passo para o empreendedor ter sucesso nas redes sociais, dá alguns exemplos e evidências: "Se observarem no Domingo à noite, o momento tão conhecido e titularizado por estudiosos da psicanálise como horário do desespero profissional, podemos ver o Instagram bombando de lives, como uma televisão com opção de diversos canais, divulgando cursos e produtos direcionados ao mercado de desenvolvimento empreendedor”.

Neste mesmo horário, entretanto, costumo receber em meu WhatsApp algumas propagandas de queijos e doces, que se fosse antes do almoço de domingo, teria interesse em ver. Mas aquele horário não faz o menor sentido pensar em aperitivos".

"Falar de mercado financeiro às 7 horas da manhã faz total sentido para aquele empresário que está se arrumando para trabalhar, enquanto não faria nenhum para qum passou a noite entre mamadeiras ou produtos infantis. Desta forma, esclareço a importância de fazer uma real análise de comportamentos, o que fará total diferença no sucesso de suas publicações".

Além disso, segundo a profissional, há também os horários em que há um maior índice de usuários online, que são nos períodos entre 6 a 9 horas da manhã, almoço e entre 19 a 21 horas. "Quando as pessoas estão mais relaxadas e em seus momentos livres, irão acessar as redes sociais".

Camila relata que um grande erro que muitos cometem é utilizar o tempo livre para fazer suas postagens. Isto pode não causar retorno e/ou engajamento nas publicações, fazendo com que sua página dê a impressão de nunca ser vista. "Cada post em redes sociais tem algo muito importante: a vida útil de quantas horas seu post irá realmente ser entregue após sua publicação".

Tempo de vida de cada post

Feed do Instagram

De acordo com a profissional, embora seu post fique registrado em seu perfil, a entrega dependerá do número de curtidas nos primeiros 15 minutos após a postagem. "O Instagram irá dar destaque a quem causar mais audiência, levando este post em evidência por mais 6 horas em média. Ou seja: se estou acordada à 1 da manhã e meu público não está, nada adianta eu achar que isto será rentável. E para que seu tempo seja mesmo aproveitado, indico que use a agenda de postagens automática oficial do Instagram e Facebook no APP Business Suite".

Stories do Instagram

"Recebem um fluxo de postagens mais intenso. Portanto, para que aquela bolinha esteja sempre entre as 5 primeiras, que em média são as mais vistas pelos utilizadores, deve considerar uma média de 3 horas para realizar a frequência de abastecimento, mesmo que fique disponível por 24 horas". Camila diz que sextas, sábados e domingos sempre são os dias de maior visualização nas redes sociais.

A dica é que, “se seu produto não tem o perfil de utilização nestes dias, crie estratégias inteligentes de passar seu recado através de memes ou de situações que conectem com o público nestes dias. Não se engane que irá passar a ser o chato aparecido do excesso de postagens, pois a falta de frequência e de consciência desta vida útil dos posts pode fazer seu anúncio virar um grão de areia no meio do oceano. São mais de 500 milhões de posts sendo feitos a cada 3 horas”.

“E, para finalizarmos com aquela dica de ouro fundamental, lembre-se de nossas redes sociais como um meio de tecnologia altamente rastreável. As métricas são facilmente encontradas na aba de recursos profissionais, revelando exatamente os horários, dias e comportamentos de seu público. Lembre-se sempre: quem não é visto, não é lembrado e muito menos comprado", finaliza.


Fonte: Thiago Martins de Freitas - Ilustração: Hotmart - Foto: divulgação

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