Conheça os passeios do “Roteiro Rural” de Porto Seguro. É show!

 

Feche os olhos e imagine uma paisagem deslumbrante de Porto Seguro. Se você pensou em algum ponto dos 90 quilômetros do litoral, acertou! Mas, além das praias paradisíacas, a Terra Mãe do Brasil, tão gentil, também oferece cenários de tirar o fôlego em seus vales e encostas; matas e rios. Afora gastronomia variada, muita história pra contar e a tradicional gentileza baiana.

Experimente passar um fim de tarde admirando o horizonte da Fazenda Bom Sossego... Ou contemplar as curvas emolduradas de verde da subida do rio Buranhém. Se você é atleta, pedale pelas trilhas do Parque Pau Brasil. Esses são alguns dos passeios incluídos no roteiro turístico “Terra Mãe do Brasil, seus Caminhos, Segredos e Sabores”, elaborado pela secretaria de Turismo de Porto Seguro.

O roteiro foi um dos oito selecionados no país para o “Projeto Experiências do Brasil Rural”. A ação visa incrementar o turismo em áreas rurais, apoiando a promoção e a comercialização de produtos, serviços e destinos da agricultura familiar. A iniciativa é resultado de parceria entre os ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e do Turismo (MTur), junto à Universidade Federal Fluminense (UFF). Os roteiros selecionados contarão com uma equipe de apoio técnico para auxiliar na estruturação dos destinos e empreendimentos, como também na comercialização de produtos e serviços.

De acordo com a Diretora de Mercado da Secretaria de Turismo, Aline Rodrigues, “essa iniciativa do Ministério do Turismo e nossa aprovação serão de grande importância para o turismo da Terra Mãe do Brasil e vai trazer maior visibilidade a passeios ainda pouco conhecidos pelos viajantes. É um projeto que visa a inclusão da agricultura familiar, potencializando a divulgação e vendas dos produtos locais”.

Veja os passeios selecionados para integrar o projeto de experiência de turismo rural em Porto Seguro.

RPPN - FAZENDA BOM SOSSEGO

Localizada a sete quilômetros da praia de Taperapuã, compreende mais de 600 hectares com trechos de Mata Atlântica preservada e áreas de plantio. Oferece aos visitantes trilhas pelas plantações de açaí, cupuaçu, coco, apreciação da natureza, degustação e venda de frutas e produtos da fazenda, como açaí com granola, mousse de cupuaçu, sucos e geleias. Toda a visitação é acompanhado pelo anfitrião da fazenda. Possui casa para hóspedes e eventos.

 

ASSOCIAÇÃO DE AGRICULTORES DO EXTREMO SUL DA BAHIA

A Associação Extremo Sul de Pequenos Agricultores está localizada na comunidade Roça do Povo e já possui dois agricultores com certificado de produção orgânica. No local, são produzidos chips de banana da terra e mandioca. O turista tem contato com o solo e os insumos in natura; visita as plantações; conhece cada etapa até que a matéria prima esteja pronta para linha de produção; visita a fábrica; degusta e compra produtos típicos.

 

SUBIDA DO RIO BURANHÉM

A subida do Rio Buranhém é uma exuberante experiência! Saindo da marina de Porto Seguro, é possível escolher o tipo de embarcação marítima e qual restaurante, entre três ótimas opções, será o destino de parada. O passeio passa por regiões de mangue preservado, falésias coloridas, propriedades rurais, locais para banho de rio, pescaria, entre outas atividades em meio à natureza.  Este passeio pode ter duração de um dia inteiro, a combinar com cada um que o realiza.

 

AGROINDÚSTRIA DE CHOCOLATES FINOS

A Agroindústria Turística do Cacau se propõe a produzir produtos de qualidade e oferecer ao consumidor uma visita para conhecer o processo da fábrica. A visitação à fábrica de chocolates finos consiste em conhecer todo o processo de fabricação de chocolate diferenciado, um produto de padrão internacional, à nova plantação de cacau e a loja onde, além dos diversos tipos de chocolates, o turista poderá degustar e adquirir licor de cacau e outros produtos. O empreendimento fica na rodovia 367, km 37, bairro Imbiruçu, aberto para visitação todos os dias das 14h às 18h, com entrada gratuita.

 

PARQUE NACIONAL DO PAU BRASIL

Criado em 20 de abril de 1999, em comemoração aos 500 anos do Brasil, o Parque Nacional do Pau Brasil possui cerca de 19 mil hectares e possui titulação de reconhecimento mundial. É uma das mais importantes áreas protegidas da Mata Atlântica no Sul da Bahia. A Costa do Descobrimento foi declarada Sítio do Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO devido ao seu excepcional valor do ponto de vista da ciência e da preservação de ecossistema de interesse universal. É possível ao visitante fazer várias trilhas, a pé ou de bicicleta, tomar banho de rio e cachoeira, observar pássaros, conhecer a mata nativa, e a história da árvore símbolo do Brasil.

 

DISTRITO DE VALE VERDE

O distrito de Vale Verde também guarda suas histórias e curiosidades. A vila foi fundada em meados do ano de 1536, e conserva até hoje o seu traçado rústico original, tendo um gramado retangular com casinhas ao seu redor e a Capela do Divino Espírito Santo na cabeceira da praça. É caminho para quem segue para Trancoso, Arraial d’Ajuda e Caraíva, pela BR-367/BA-001. Ali o visitante encontra a via de acesso para o Parque Nacional do Pau Brasil. No vilarejo existem vários pontos de apoio ao turista onde se pode usar banheiros e degustar produtos da roça, além de cachaças artesanais.

 

TREVO DOS BÚFALOS - QUEIJOS ARTESANAIS

A propriedade Trevo dos Búfalos fica localizada no trevo de Arraial d’Ajuda/Trancoso (BA-001). Os animais são criados em harmonia e preservação do meio ambiente, tudo para obter a máxima qualidade dos produtos artesanais 100% búfala. O visitante pode desfrutar da propriedade rural, ter contato com os animais, ver a produção, degustar e adquirir os produtos.

 

CERVEJARIA ARTESANAL ARRAIAL D’ AJUDA

A Cervejaria Arraial d’Ajuda produz cervejas seguindo o modo artesanal, mirando-se no sabor das cervejas feitas em casa. Utilizam insumos de alta qualidade, garantido as propriedades típicas do estilo artesanal. Conheça a produção e visite a fábrica.

 

PARQUE NACIONAL E HISTÓRICO DO MONTE PASCOAL

O Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal possui a primeira porção de terra do Brasil avistada pelos navegadores portugueses. Nas primeiras décadas da colonização, os povos indígenas já estavam presentes no local. A entrada principal do Parque fica localizada na BR 498 (acessada pela BR 101, aproximadamente no Km 794) e passa pela Aldeia Pataxó Pé do Monte, onde fica a portaria principal do Parque. No local, há condutores indígenas capacitados, além da venda de artesanato, apresentações culturais e possibilidade de visitar plantações de cacau, açaí, pimenta do reino, entre outros produtos da agricultura familiar. Ao entrar no o Parque, logo deparamos com diversos atrativos, como o Monte Pascoal, as trilhas interpretativas da Jendiba e da Arruda, e as trilhas do Jequitibá e do Lugar Sagrado. Um roteiro que liga o Pé do Monte à praia do Parque está sendo estruturado e, hoje, este trajeto pode ser feito pela terra indígena Barra Velha.


Com informações e fotos da Sectur Porto Seguro

Siga também o Instagram do Jornal do Sol

LEIA TAMBÉM

Porto Seguro volta a ter escala de um navio de cruzeiro

Em tempos de pandemia, inovar é preciso

Porto, Arraial, Trancoso e Caraíva têm hotéis premiados pela TripAdvisor

“Raízes de Porto Seguro” tem inscrições abertas para festival gastronômico

Santo André: o Brasil e o mundo se encontram à beira mar

Comentários   

# Vale dos BúfalosOrlando Paggiaro 07-08-2021 11:03
"Quero visitar, como proceder?"

RESPOSTA DA REDAÇÃO
Caro leitor Orlando, você pode entrar em contato com o Trevo dos Búfalos pelo Instagram (https://www.instagram.com/trevodosbufalos/), ou com a Bahia Active (https://bahiaactive.com.br/), que promove passeios de bike ao vale dos búfalos.
Responder | Responder com citação | Citar
# Vale do rio dos FradesCarolina Peixoto Ferreira 26-05-2021 21:56
"É uma pena que na região façam menção ao vale do rio dos Frades como sendo o vale dos búfalos, animais estes que por tanto tempo causaram impactos ambientais negativos ao rio".
Responder | Responder com citação | Citar
# Belas recordaçõesAna Paula Abreu de Aquino 22-05-2021 00:58
"Gostei muito de tudo que presenciei aqui. Lugares ricos e belíssimos, para serem explorados de maneira preservada."
Responder | Responder com citação | Citar