O encontro entre o Presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, e o Vice-Presidente Executivo da Comissão Europeia, Frans Timmermans, ocorrido na segunda-feira, dia 23 de janeiro, marcou o estreitamento entre Brasil e União Europeia. A reunião teve como objetivo tratar sobre o adensamento das relações bilaterais no âmbito da parceria estratégica entre Brasil e União Europeia (UE), existente desde 2007.
A visita de Timmermans envolve o reposicionamento brasileiro na pauta ambiental e nos compromissos com o desmatamento. Além disso, os gestores também discutiram sobre temas associados ao comércio, à sustentabilidade e ao meio ambiente.
Alckmin salientou que a agenda de sustentabilidade e a economia verde serão as bases para a reindustrialização do Brasil. Alckmin ainda reiterou a importância da candidatura de Belém (PA) para sediar a COP 30, em 2025.
Relevância
A UE é o segundo maior parceiro comercial do Brasil e o maior importador agrícola mundial. A relação bilateral com o Brasil reforça ainda mais o posicionamento do País que hoje é o 12º parceiro comercial da UE e o 2º maior fornecedor de produtos agrícolas para o bloco.
Na conversa, os dois lados reforçaram a relevância do acordo de livre comércio entre o Mercado Comum do Sul (Mercosul) e a EU e o comprometimento de ambos.
Com informações da Ascom GOV BR
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Yanomami: Ministério da Saúde declara emergência em saúde pública
Lula participa de encontro na Argentina e indica Julio Bitelli para embaixador no país
Professores baianos terão piso nacional, garante governador
Veracel reduz uso de água na fabricação de celulose e atinge recorde
LATAM vai operar 19 voos semanais para Porto Seguro em fevereiro