Ministério da Saúde declara emergência em saúde pública na terra Yanomami

Uma portaria publicada na sexta-feira, 20/01, em edição extra do Diário Oficial da União, assinada pela Ministra da Saúde, Nísia Trindade, declarou Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional diante da necessidade de combate à desassistência sanitária dos povos que vivem no território Yanomami.

O Ministério da Saúde, além do documento, instalou o Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE - Yanomami) como mecanismo nacional da gestão coordenada, que fica sob responsabilidade da Secretaria de Saúde Indígena (SESAI).

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, desembarcou na manhã do sábado, dia 21, em Boa Vista (RR), onde visitou a Casa de Saúde Indígena Yanomami (CASAI Yanomami), acompanhado das ministras Sonia Guajajara (Povos Indígenas) e Nísia Trindade (Saúde), entre outras autoridades e lideranças locais.

Outros ministérios também estão adotando uma série de medidas de enfrentamento à desassistência contra os povos que vivem no território Yanomami, que tem mais de 30,4 mil habitantes e que tem crianças e idosos estão em estado grave de saúde, com desnutrição, além de muitos casos de malária, infecção respiratória aguda (IRA) e outros agravos.

COE

O COE é responsável por coordenar as medidas a serem empregadas durante o estado de emergência, o que inclui a mobilização de recursos para o restabelecimento dos serviços de saúde e a articulação com os gestores estaduais e municipais do SUS.

Na quarta-feira, dia 25, uma equipe será destacada para o local e terá cerca de 15 dias para apresentar um levantamento completo sobre a situação de saúde dos indígenas. Técnicos estão analisando toda a situação saúde na região, dos atendimentos prestados e insumos disponíveis.

O presidente Lula não escondeu sua indignação diante do cenário atual e declarou que pretende agir com firmeza no combate aos garimpos ilegais. "Vamos levar muito a sério essa história de acabar com qualquer garimpo ilegal. E mesmo que seja uma terra que tem autorização da agência para fazer pesquisa, eles podem fazer pesquisa sem destruir a água, sem destruir a floresta e sem que colocar em risco a vida das pessoas que dependem da água para sobreviver”, declarou.

 Hospital

Outra medida tomada pelo Governo Federal é a transferência do Hospital de Campanha da Aeronáutica, hoje no Rio de Janeiro, para Boa Vista, até dia 27 de janeiro. Além disso, o retorno dos indígenas sem problemas de saúde e que se encontram no CASAI de Boa Vista também foi preconizado.

Cerca de 4 mil cestas básicas e 200 latas de suplementos alimentar também serão distribuídas pela Aeronáutica nos territórios, e ações compostas por equipes da Força Nacional de Segurança, além de profissionais da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar, que atuarão em conjunto para garantira a segurança dos profissionais de saúde.


 Com informações e foto da Ascom GOV BA

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Lula participa de encontro na Argentina e indica Julio Bitelli para embaixador no país

Professores baianos terão piso nacional, garante governador

LATAM vai operar 19 voos semanais para Porto Seguro em fevereiro

Veracel reduz uso de água na fabricação de celulose e atinge recorde

Investimentos da Veracel chegam a R$ 72 milhões em parcerias florestais