3.496 pessoas estão inscritas para fazer o Enem em Porto Seguro

Mais de 324 mil pessoas na Bahia se inscreveram para fazer o Enem 2023. As provas serão aplicadas em 162 municípios baianos nos dias 05 e 12/11. Na Costa do Descobrimento, são 3.496 inscritos em Porto Seguro e 2.815 em Eunápolis. Belmonte e Santa Cruz Cabrália não terão o exame.

No Estado, são 857 locais de prova e 11.010 salas de aplicação. As mulheres são maioria, com 65% das inscrições. No país, mais de 3,9 milhões de pessoas farão as provas. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o número de inscritos para fazer a prova em 2023 é 13% maior do que no ano passado.

Redação

Uma das incógnitas e apostas de todos os anos é o tema da redação, que tem grande peso no Enem. E traz muita dor de cabeça para os estudantes. Por conta disso, o Ministério da Educação divulgou uma lista com os possíveis temas de redação para o exame.

Em 2022, a redação abordou "Os Desafios para a Valorização de Comunidades e Povos Tradicionais no Brasil". É importante frisar que a prova utiliza o tema também como eixo temático para questões de outras disciplinas abordadas.

Veja alguns possíveis temas

- A Telemedicina no Brasil

- Alimentação Saudável nas Escolas Brasileiras

- Aumento de Casos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)

- Desafios para Diminuir Crimes Ligados à Orientação Sexual

- Descarte Irregular de Lixo em Aterro Sanitário no Brasil

- Valorização do Trabalho Voluntário

- Importunação Sexual Infantil

- Turismo Sustentável

- Impactos da Pandemia de Covid-19 na Educação

- A Indústria e o Meio Ambiente

- Os Desafios da Inclusão da Terceira Idade na Educação

Polêmica

Desde que os locais foram divulgados, inúmeros candidatos têm reclamado das longas distâncias em que foram alocados para realizar as provas. A esse respeito, a Assessoria de Comunicação Social do Inep divulgou nota onde afirma que “os casos são restritos a um universo aproximado de 1% dos inscritos (em torno de 50 mil) e estão concentrados, majoritariamente, em grandes cidades, como Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

Leia a íntegra da nota

“Os inscritos para o Enem 2023 não serão prejudicados pela designação de locais de prova distantes de sua residência. As normas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) garantem alocação num raio máximo de trinta quilômetros do domicílio informado na inscrição e o Cebraspe, instituição vencedora da licitação para a aplicação do Enem em 2023, já foi acionado para que sejam rigorosamente cumpridos todos os requisitos acordados.

Os inscritos que eventualmente tenham sido alocados em locais com distância superior aos trinta quilômetros estipulados contratualmente e que não puderem comparecer ao local designado no dia do exame terão a oportunidade de fazer a prova em outra data: 12 e 13 de dezembro, em locais que serão divulgados posteriormente. A metodologia do Enem permite a comparabilidade das notas e a igualdade de condições entre os participantes.

O Inep disponibilizará, na Página do Participante (enem.inep.gov.br/participante), uma aba específica para que inscritos interessados na nova aplicação submetam seus pedidos para análise. O sistema receberá as informações no período de 13 a 17 de novembro.

O Inep identificou, em sua base de dados, que os casos são restritos a um universo aproximado de 1% dos inscritos - em torno de 50 mil - e estão concentrados, majoritariamente, em grandes cidades, como Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

Não há casos de inscritos alocados em município distinto daquele indicado pelo próprio participante no ato da inscrição para o Enem 2023. Nesse contexto, a cidade escolhida para fazer a prova não poderá ser alterada”.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é hoje a principal porta de entrada no ensino superior do Brasil. A prova viabiliza o acesso às instituições de educação públicas e privadas (sendo critério para conquista de bolsas de estudo e financiamento estudantil do governo federal). O resultado também é usado para o ingresso direto em universidades que utilizam a avaliação de forma integral ou como complemento aos seus vestibulares próprios para entrada em seus cursos de graduação.

Por ter substituído o tradicional vestibular em milhares de faculdades e universidades dentro do país e fora dele - o resultado do Enem também é aceito em universidades portuguesas - passou a fazer parte do calendário escolar de estudantes que estão concluindo o ensino médio e demais brasileiros que desejam ingressar no ensino superior.

O Inep prepara cinco tipos de provas do Enem 2023, separadas por cores (amarelo, azul, cinza, branco e rosa). Os exercícios são os mesmos em todos os cadernos de questões, somente é alterada a ordem. O candidato recebe do fiscal da prova o seu caderno de questões e o gabarito com o seu próprio nome impresso, que deve ser conferido antes de assinar.


Foto: divulgação Ascom Inep

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Estado nomeia 1.332 professores e coordenadores aprovados em concurso

8º Batalhão da PM forma mais uma turma do Proerd em Porto Seguro

Curso de tecnologia em gestão de turismo da Ufba inicia atividades

Brasil tem 1,2 milhão de universitários com mais de 40 anos

Baiana de escola pública passa em 42 universidades federais